FIEC lança projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para Pequenas Indústrias

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará lançou oficialmente no dia 5, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/CE), o projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para Pequenas Indústrias, fruto de parceria entre CNI, SEBRAE, SESI e SENAI. O objetivo é desenvolver o potencial inovador de indústrias de pequeno porte, não apenas no aspecto tecnológico, mas também na gestão empresarial. “A diretoria da FIEC tem se desdobrado muito na questão da inovação. Nesse momento tão difícil, a inovação tem que ser um foco. É preciso estar aberto a novas ideias, e encontrar o que ninguém fez”, afirmou o Gerente Executivo de Negócios da FIEC, Eduardo Cavalcanti, ao dar as boas-vindas aos presentes.

A intenção é que as empresas participantes do projeto consigam transformar boas ideias em projetos de valor. “Boas ideias surgem, oportunidades de negócio passam .à porta, e os empresários não consigam transformá-las em algo tangível. O processo de gerir uma ideia, de transformá-la em algo tangível, de valor, não é algo tão simples”, disse.

Na ocasião, foi ministrada a palestra “Internet das coisas – aplicabilidade na indústria”, ministrada por Paulo Rogerio Foina, que iniciou sua fala afirmando ser acadêmico e empresário. “Estou nos dois lados, por isso posso falar”, brincou. Ele é Mestre em Computação pelo Instituto de Ciências e Matemáticas de São Carlos/USP e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Estamos numa situação muito particular, com novas tecnologias emergentes que vão impactar sobremaneira os nossos negócios. Alguns empresários devem estar passando pela mesma situação que passou o maior fabricante de carroças em um tempo passado, quando inventaram o carro automotivo. Tudo está mudando e precisamos acompanhar isso”, alertou. Daí a importância da inovação dentro das empresas.

O projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para pequenas indústrias atenderá, neste primeiro momento, 40 empresas de pequeno porte industriais, em cinco setores prioritários (alimentos, vestuário, TIC, eletrometalmecânico e químico). Elas obedecerão ao plano de ação definido por um diagnóstico, sendo aplicado através da Metodologia IEL de Gestão da Inovação com 122 horas in loco.

As empresas participantes irão arcar com apenas 20% do valor da consultoria - o equivalente a R$5 mil - que podem ser parcelados em até 12 vezes.

Mais informações: (85) 4009.6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA