Oportunidades de negócios com Taiwan são apresentadas na FIEC

Conhecido como um dos polos mundiais de inovação e tecnologia, Taiwan oferece grandes oportunidades de negócios para empresas cearenses que querem importar ou exportar seus produtos. Todas elas foram apresentadas em evento realizado na Casa da Indústria nesta terça-feira (4/10) pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC e a Taiwan Trade Center do Brasil (Taitra).

A apresentação foi feita pela gerente de projetos do Taitra Luciana Ie e contou com a participação do diretor do Taitra, Krist Yen, do superintendente do Centro Internacional de Negócios, Eduardo Bezerra, e do presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC (Corin), Marcos Veríssimo de Oliveira. 

Segundo Krist Yen, o objetivo do encontro é aproximar os industriais cearenses da realidade de Tawian e mostrar o potencial de negócios e parcerias comerciais que a ilha oferece. “A ideia é que os cearenses conheçam melhor o nosso país e que dessa forma consigam enxergar onde é possível desenvolver as relações bilaterais”, explicou.  

Com um território de aproximadamente 36 mil km², a ilha da República de Taiwan conta com uma população de 23 milhões de pessoas e uma taxa de crescimento anual de 0,85%. O Produto Interno Bruto do país totalizou US$ 523,5 bilhões em 2015 e a renda per capta é de cerca de US$ 22 mil. O país movimentou, também no ano passado, US$ 280 bilhões com exportações e US$ 228 bilhões com importações. China (39%), países do sudeste asiático (17%) e Estados Unidos (12,2%) estão entre os principais parceiros comerciais de Taiwan.    

Em 2015, o valor das exportações do Brasil para Taiwan foi de US$ 1,57 bilhão, enquanto o total das importações foi de US$ 2,20 bilhões. O Ceará exportou US$ 5,6 milhões para o país e importou US$ 32,1 milhões. Entre os produtos taiwaneses mais importados pelo Ceará estão itens eletrônicos, como circuitos integrados, tecidos e fios sintéticos e partes de celulares. Já entre os produtos cearenses mais importados por Taiwan estão crustáceos, calçados e ceras vegetais.

A gerente de projetos do Taitra, Luciana Ie, explicou outras ações desenvolvidas pela organização para promover o comércio exterior e a competitividade de Taiwan nos mercados mundiais. Também apresentou uma programação das missões brasileiras à Taiwan para 2017 e os incentivos oferecidos para empresas interessadas em incrementar negócios com Taiwan.

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