Simec do Vale do Jaguaribe cria Rede de Compras em parceria com Sebrae de Limoeiro do Norte

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Ceará (Simec) estão organizando uma Rede de Compras do setor no Vale do Jaguaribe, compreendendo indústrias de Aracati a Jaguaribe. O objetivo é aumentar o poder de negociação e reduzir acentuadamente os custos de produção das empresas associadas. A ação está sendo estruturada e conduzida pelo Sebrae de Limoeiro do Norte. A Rede de Compras tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará do Vale do Jaguaribe (FIEC) e OAB de Limoeiro do Norte.

Além dessas vantagens, quem aderir à Rede, poderá eliminar intermediários que encarecem o custo final da matéria-prima, conseguir melhores condições de pagamento e prazos diferenciados para quitação, diminuir gasto com frete (deixa de ser individual para ser coletivo), ter acesso a grandes fornecedores e distribuidores regionais, trabalhar marketing conjunto, dividindo custos com divulgação e encartes.

Para entrar na Rede, as empresas do setor metal mecânico tem que ser associadas ao SIMEC. Serão contempladas micro, pequenas e médias empresas da região para compra de insumos de produção, contratação de serviços e cursos que beneficiem o setor. A intenção é estender a Rede à Região Metropolitana de Fortaleza e ao Cariri. Em um terceiro momento, a rede estará aberta a todas as empresas do setor no estado que tiverem interesse.

O percentual de redução de custos na aquisição de matérias-primas varia de fornecedor para fornecedor, mas principalmente em função do produto comercializado. Há produtos que negociados de forma coletiva irão proporcionar uma redução de 7%, outros 12%, podendo chegar até 17%, com base em negociação realizada através de outras centrais já estabelecidas. Essa redução irá depender muito também da quantidade a ser adquirida. Quanto maior for o volume a ser comprado, maior será o desconto obtido.

As empresas do setor vêm enfrentando redução natural no volume de serviços contratados, em razão do atual momento econômico. A Central de Compras poderá auxiliar na retomada das vendas pela possibilidade de repassar aos consumidores, na forma de descontos, os valores obtidos nas compras coletivas.

O fortalecimento dessas empresas também terá impacto no desenvolvimento da economia da região. O coordenador da FIEC Vale do Jaguaribe, Romero Acioly, acredita que a Central vai incrementar os municípios das indústrias participantes. “Com a possibilidade de reduzir custos e conceder descontos para os consumidores, será possível atrair mais clientes e consequentemente fortalecer ainda mais este segmento tão importante para a economia da região", avalia.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA