Custos industriais caem após seis meses de alta

O Indicador de Custos Industriais caiu 1,1% no  segundo trimestre de 2016, em comparação com o primeiro trimestre do ano. Os componentes que mais influenciaram a queda do indicador foram o índice de custo com bens intermediários importados (queda de 11,2%) e o índice de custo com capital de giro (queda de 7,7%).

A forte retração no índice de custo com intermediários importados no segundo trimestre de 2016 pode ser atribuída à valorização do real verificada no período. Cabe ressaltar, no entanto, que embora a alteração no patamar do câmbio reduza o custo com intermediários importados, ela impacta negativamente a competitividade da indústria brasileira.

O índice de preço dos manufaturados importados, em reais, caiu 12,1% no período, e o índice de preço dos manufaturados nos Estados Unidos, também em reais, apresentou retração de 8,9%. Com isso, os produtos manufaturados importados e os produtos manufaturados no destinos das exportações brasileiras ficam relativamente mais baratos, prejudicando a competitividade da indústria tanto no mercado doméstico como no mercado externo.

Confira o estudo completo aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA