Três empresas conquistam Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental

A Companhia Energética do Ceará (Coelce), a Ypioca – Diageo e a Cerâmica e Agropecuária Assunção (Ceagra) do Grupo Tavares foram as grandes vencedoras da 12ª edição do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, entregue nesta quinta-feira (8/9) no SESI da Barra do Ceará. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o comprometimento das empresas com a preservação do meio ambiente através de iniciativas que minimizem os impactos ambientais de suas atividades e contribuam com a conscientização sobre a questão com colaboradores e a comunidade.

O presidente da FIEC Beto Studart abriu a solenidade de premiação destacando o Protocolo de Kyoto, de 1997, em que compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa foram assumidos por grandes potências mundiais, exceto os Estados Unidos. Nesse sentido, ressaltou a atuação do ex-vice presidente americano Al Gore, que empreendeu luta em prol do meio ambiente levando em conta que a preservação é um meio para viabilizar o planeta como um lugar mais sustentável para se viver. Beto Studart lembrou ainda que plantar uma árvore é um gesto aparentemente simples, mas talvez o mais importante no que diz respeito ao conceito de preservação ambiental.

“Isso é o começo de tudo. Nós somos responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Tudo que fazemos de bom ou de ruim repercute e quanto mais ações positivas fizermos estaremos também fazendo o melhor para que o planeta não sucumba precocemente”, afirmou.  

Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), parabenizou a iniciativa da FIEC e, em especial, as empresas que conquistaram o prêmio. A Prefeitura de Fortaleza irá receber 20 mil mudas de plantas nativas do viveiro florestal mantido pela FIEC e pela Associação Caatinga. A secretária anunciou que essas mudas serão utilizadas em um novo projeto em que a família de cada criança que nascer em Fortaleza receberá uma planta. “Cerca de 39 mil bebês nascem todos os anos e cada criança crescerá à sombra de uma nova árvore. A iniciativa irá beneficiar a cidade e os seus futuros cidadãos”, declarou.

Cerca de 1.500 mudas também serão doadas ao SESI da Barra do Ceará para a recuperação da mata ciliar do riacho que corta a unidade. Durante a solenidade, que reuniu empresários e ambientalistas, algumas dessas mudas foram plantadas. O viveiro conta com mudas de aroeira, sábia, ipê roxo, carnaúba, catingueira, mulungu, mutamba, jucá, jatobá e imburana de cheiro.

Concorriam ao prêmio 14 projetos de oito indústrias e um sindicato. Os finalistas foram: Solar BR – Coca Cola, Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, Ecomax, Paraipaba Agroindustrial LTDA, Companhia Energética do Ceará (Coelce), Ceagra – Grupo Tavares, Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde), Ypióca – Unidade Paraipaba (Usina) e Sanebrás.

Vencedores do 12º Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental
Categoria Reuso de água: Ceagra – Grupo Tavares
Categoria Produção mais limpa: Ceagra – Grupo Tavares
Categoria Educação ambiental: Coelce
Categoria Integração com a sociedade: Ypioca – Diageo

            

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA