SESI abre campanha "Setembro Amarelo - sua vida vale ouro"

"A vida pode mudar em segundos". A frase, que pode soar como um clichê para muitos, serve como preâmbulo da história de vida do psicólogo Marcio Vaz, cuja palestra abriu hoje, dia 1º, as ações da campanha "Setembro Amarelo - sua vida vale ouro" - um mês dedicado à prevenção ao suicídio. Em 1998, um passeio normal pelo litoral cearense mudou para sempre a vida do jovem empresário. Um mergulho em águas rasas, que levou o jovem a bater a cabeça no fundo de um rio, deixou uma sequela irreversível: a tetraplegia. "O acidente me levou a uma internação pelo período de seis meses em U.T.I; depois mais dois anos morando fora do Estado em busca de tratamentos experimentais. Após muitas tentativas e frustrações, retornei para casa, e me entreguei a uma vida de rotina e marasmo".

Assim passaram-se 10 anos da vida de Márcio, até que o infarto de seu pai e a constatação da quase falência dos negócios da família fizeram com que algo mudasse. "Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas na minha vida ele caiu três vezes. Foi aí que eu, que duvidava que alguém que só mexia a cabeça pudesse agregar algo ao mercado de trabalho, decidi fazer alguma coisa. A minha condição mudou? Não. Permaneci tetraplégico. O que mudou foi a minha forma de pensar", contou. Hoje, formado em psicologia, com diversas formações em coach, um livro publicado e dezenas de palestras ministradas, Márcio Vaz quer motivar quem está passando por dificuldades.

A superação e os conselhos do psicólogo e coach emocionaram os colaboradores do Sistema FIEC presentes à Casa da Indústria. O Superintendente do SESI/CE, César Ribeiro, falou da importância da adesão do SESI ao movimento Setembro Amarelo: "O que observo é que hoje falta contato, apego, relações. Falta o abraço, a conversa real. As pessoas estão desde muito novas vivendo em um ambiente competitivo muito forte. Espero que essa história que estamos conhecendo hoje possa inspirar a todos, e que a gente não deixe de falar sobre esse problema silencioso que é o suicídio, pois só assim estaremos prevenindo e dando suporte uns aos outros".

Em setembro de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou pela primeira vez um relatório sobre prevenção ao suicídio que indicou que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. O Brasil aparece como o oitavo país com mais suicídios, com 11.821 casos registrados em 2012.

Nos dias 14 e 21 de setembro, será a vez do SESI Parangaba e do SESI Maracanaú, respectivamente, receberem a palestra, em programação aberta ao público. Durante todo o mês, uma série de serviços voltados para o esporte e a saúde estarão à disposição das empresas para promoção do bem-estar. Em destaque, ações educativas em saúde com atividades nos seguintes temas: autoestima, estresse no ambiente do trabalho, motivação, relações interpessoais e comportamentos assertivos.

SERVIÇO:

SESI Parangaba - Auditório, 14 de setembro, quarta-feira, às 8h, Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba

SESI Albano Franco , Maracanaú - Auditório, dia 21 de setembro, quarta-feira, às 9h. Av. do Contorno, 1103 - Distrito Industrial I - Maracanaú

Inscrições Gratuitas: www.sesi-ce.org.br


Mais informações sobre as soluções em Vida Saudável do SESI/CE: (85) 4009-6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA