Comitiva da FIEC participa de audiência com Michel Temer

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, participou de reunião com o presidente interino Michel Temer nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. O encontro reuniu ainda presidentes de federações e empresários do Nordeste. Do Ceará, além de Beto Studart, estiveram no encontro, Alexandre Pereira, vice-presidente da FIEC; os ex-presidentes da FIEC, Roberto Macêdo e Fernando Cirino; o presidente do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin), Jaime Bellicanta; e os empresários Carlos Prado, Pedro Lima e Roseane Medeiros.

Na ocasião, o presidente da FIEC apresentou alguns pontos que considerou prioritários em relação ao Nordeste. Dentre eles, assegurar a conclusão das obras públicas de transposição das águas do Rio São Francisco cujo cronograma já está 90% pronto, além de sua revitalização e integração de bacias com maior celeridade, tendo em vista que o estado tem apenas 7,5% de sua capacidade hídrica armazenada.

Outro aspecto destacado foi a necessidade de que a construção da Ferrovia Transnordestina seja acelerada, integrando-a inter regionalmente e aos portos do Pecém, no Ceará e de Suape, em Pernambuco. O projeto já registra atraso superior a cinco anos na sua execução, com expressiva elevação de seu custo, partilhado por recursos do FDNE e do BNDES.

Beto Studart também relatou a importância de se promover a expansão da rede de transmissão de energia elétrica e de subestações na região Nordeste, de modo a permitir a conexão de inúmeras usinas geradoras de energias renováveis – principalmente eólicas e solar, ao Sistema Interligado Nacional. Com relação também obras, o presidente da FIEC apontou a urgência da conclusão da BR 222, já licitadaspelo DNIT; e do Anel Viário, 90% já executado, saindo do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, ao porto Pecém.

Além das ações de naturezas infra estruturais de interesse estadual e regional, Beto Studart fez referência a necessidade do encaminhamento ao Congresso Nacional de Medida Provisória objetivando a renegociação do elevado passivo junto aos Fundos Constitucionais FNO, FNE e FCO, bem como aos Fundos Regionais de Desenvolvimento FINAM e FINOR.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA