IEL/CE realiza palestra para comemorar o Dia do Estagiário

No dia 18 de agosto, comemora-se o dia dos estudantes que já estão dando os primeiros passos na profissão: o Dia do Estagiário. Para comemorar a data, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realiza nesta quinta-feira (18/8), das 14h às 16h, no Mezanino da Casa da Indústria, uma palestra voltada para quem busca estagiar ou ainda está confuso em que formação seguir. A entrada é gratuita.

“Será um bate-papo sobre mercado de trabalho e dúvidas sobre as leis de estágio,” conta Marcelo Sobreira, analista do IEL/CE. O convidado para este diálogo é o jovem gestor de recursos humanos do Restaurante Casa do Frango, Daniel Gadelha. Para participar, os interessados devem confirmar e-mail neste link. São 40 vagas. Na ocasião, serão sorteados dois Canvas de Carreira. O produto faz parte do portfólio integrado do Sistema FIEC e consiste em uma espécie de mapa da carreira profissional, onde o participante poderá refletir sobre seu desenvolvimento na profissão.

Em busca de um estágio - Para candidatar-se a uma vaga por intermédio do IEL/CE, basta entrar no site www.iel-ce.org.br e montar seu perfil. Só pelo Instituto, são 37.726 pessoas cadastradas no Ceará e uma média de 700 cadastros mensais. A busca por um estágio reflete a importância que muitos dão à experiência de aplicar o que foi aprendido no ambiente escolar e aperfeiçoar a prática na profissão. Mas, para ser admitido em uma vaga, é necessário ficar atento a algumas dicas.

“O currículo deve ser objetivo e verdadeiro. Na primeira entrevista, pontualidade é o primeiro cartão de visitas. Orientamos que o(a) candidato(a) se vista adequadamente; conheça a empresa onde está buscando a vaga e que mostre-se proativo. É importante ser verdadeiro em todas as etapas do processo seletivo. Os recrutadores checam os perfis dos candidatos nas redes sociais”, avisa a gerente de Educação e Carreiras do IEL/CE, Aurinelle Freire. Conseguida a vaga, o estagiário deverá se preocupar com seu comportamento. “Trabalhar em equipe; querer aprender e ter iniciativa, comprometimento e espírito de liderança são qualidades buscadas em qualquer vaga”, diz.

De acordo com a analista de Desenvolvimento de Carreiras do IEL/CE, Alanna Mesquita, as vagas mais buscadas para estágio pelas empresas atualmente são: Administração, Direito, Ciências Contábeis, Informática, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Engenharia de Produção. O IEL/CE também oferece vagas para estudantes nos níveis médio e técnico.

Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio - Identificar e divulgar as práticas e experiências de estágio desenvolvidas no Ceará por empresas, estudantes, instituições de ensino. Esse é o objetivo do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio. A cerimônia de premiação da etapa estadual será feita no dia 29 de setembro, na Casa da Indústria, nas categorias Empresa Destaque, Estagiário Destaque e Instituição de Ensino Destaque. Os primeiros colocados no estado concorrerão à premiação nacional, que deverá ser realizada em outubro de 2016.

Nove instituições de ensino, catorze estagiários e oito empresas estão inscritas para a etapa estadual. Destes, três serão escolhidos como melhores de cada categoria, após uma análise da comissão julgadora formada por um representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), um representante da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e um consultor do Instituto Euvaldo Lodi. Convênios ativos com o Instituto e programas de estágio são alguns dos critérios avaliados.

Para Marcelo Sobreira, analista do IEL/CE, o prêmio é uma oportunidade para as instituições de ensino, as empresas e os estagiários verem como estão atuando nesse “mundo” de estágio. “A empresa pode verificar como está no âmbito de receber estagiários, de ver os estagiários como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e as instituições de ensino, de incentivar seus estudantes na busca do estágio”, completa.

Paulo Pelaez é um exemplo claro de que o estágio pode servir de escada para uma contratação. Ele conquistou o 2º lugar na etapa estadual do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio, no ano passado. Na época, Paulo cursava Ciências da Computação e passou dois anos como estagiário na Gerência de Tecnologia da Informação da FIEC. Contratado como analista de informática na Casa da Indústria há quatro meses, ele conta que a premiação teve um peso importante na sua contratação. “O poder de análise das situações, aprendizado fácil, a equipe muito boa e o prêmio foram fatores para o resultado final”, relata.


SERVIÇO:
Palestra – Dia do Estagiário
Data: 18 de agosto de 2016
Horário: 14h às 16h
Local: Mezanino, Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), 1980, Aldeota, Fortaleza.

Inscrições neste link.


SERVIÇO:
Prêmio IEL de Estágio
Data: 29 de setembro de 2016
Local: Cobertura, Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), 1980, Aldeota, Fortaleza.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA