Industriais conhecem Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC

Industriais do setor químico, de saúde, eletrometalmecânico e gestores da FIEC na área de inovação conheceram quinta-feira (11/8), as instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC (NPDM) em Fortaleza. A visita faz parte das ações do Programa para Desenvolvimento da Industria (PDI) de maior interação entre a academia e o setor produtivo para consolidar em rede de cooperação o Polo Industrial de Saúde do Ceará, área com grande potencial no Estado e cuja rota estratégica encontra-se em elaboração. Recentemente, os empresários do ramo químico também conheceram as futuras instalações do Centro de Formação, Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Oswaldo Cruz, no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Eusébio.

Após ficarem por dentro do papel no desenvolvimento de medicamentos para o Brasil durante conversa e debate no auditório da instituição, a Comissão circulou pelo espaço, que conta com área construída de 10 mil m2, abrigando 28 laboratórios, estrutura hospitalar com 64 leitos, 14 ambulatórios, um consultório odontológico, uma enfermaria especial para teste de novos protocolos em câncer, 60 gabinetes individuais para pesquisadores, refeitório, auditório, salas de conferências, área administrativa e biotério.

A estrutura é vinculada à Faculdade de Medicina da UFC por meio do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Cerca de 213 pessoas trabalham no Núcleo, entre pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, que é conhecido por desenvolver pesquisas para fabricação de medicamentos genéricos, vacinas de base vegetal e testes para remédios e tratamentos de combate ao câncer.

O diretor geral do NPDM, Manoel Odorico de Moraes, disse que a estrutura e os pesquisadores estão prontos para desenvolver estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos, visando atender a pesquisa pré-clínica e clínica necessária para o desenvolvimento de medicamentos e até cosméticos na indústria de saúde local. Ele convidou à FIEC a fazer parte do Conselho Consultivo do Núcleo. O convite será oficializado em breve.

O presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, afirmou que o setor de saúde precisa se unir e as rotas estratégicas identificaram esses potenciais parceiros, assim como o setor eletrometalmecânico se uniu em torno da cadeia produtiva da Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP). "São obrigações do Cointec e do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC interagir e articular uma agenda estratégica conjunta", prontificou.

Sampaio Filho aproveitou a oportunidade para anunciar que a próxima reunião do Cointec será no dia 2 de setembro, no HUB de Inovação do Banco do Nordeste. Ele convidou o diretor geral do NPDM a fazer parte do Cointec e disse que vai encaminhar a sua sugestão ao Banco do Nordeste. Para o presidente do Sindquímica Ceará e da Câmara Setorial de Saúde, Marcos Soares, o equipamento é um dos mais modernos do país e trará benefícios para indústria química além da chegada da unidade da Fiocruz ao Ceará.

" Em torno de 70% do que usa em equipamentos e material de consumo do setor de saúde no Brasil é importado. O Núcleo é um meio para revertemos essa balança comercial, fazendo testes, qualificando mão de obra para produção de medicamentos na nossa indústria local. Para isso, sugiro que o Núcleo feche um convênio guarda-chuva com a FIEC que beneficie o nosso setor e outros ramos afins", acredita

Serviço:

O Núcleo está localizado na Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, no bairro Rodolfo Teófilo, próximo da Faculdade de Medicina e do Instituto do Câncer do Ceará. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA