Vídeo institucional apresenta prática bem sucedida do Sindcerâmica durante bate-papo sindical

Um vídeo institucional produzido pela Gerência de Comunicações do Sistema FIEC apresenta de forma direta e didática imagens e depoimentos sobre o uso da poda do cajueiro como combustível de fornos da indústria cerâmica no Ceará. Esse recurso audiovisual foi utilizado para divulgar essa prática bem sucedida desenvolvida pelo Sindicerâmica Ceará junto aos filiados durante o bate-papo sindical sobre a temática "Defesa dos Interesses da Indústria", realizado no último dia 10, na FIEC. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela FIEC em parceria com a Confederação Nacional da Indústria(CNI).

Empresários cearenses das indústrias químicas, cerâmica, bebidas, eletrometalmecânica, sorvetes, vestuário, energia, madereira, pneus e lacticínios debateram o assunto com o presidente do Sindcerâmica Ceará, Marcelo Tavares; o diretor administrativo do Sindcerâmica Ceará, Fernando Ibiapina; e com o superintendente executivo do Sindbebidas Minas Gerais, Cristiano Lamego.

A troca de experiências foi mediada pelo consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Luc Pinheiro, que permitiu aos participantes do bate-papo trocar ideias a respeito de práticas bem-sucedidas e as soluções e inovações desenvolvidas em outro estado e localmente que podem servir de modelo para cada um dos participantes da gestão sindical.

Antes da apresentação da boa prática do ramo ceramista do Ceará, Cristiano Lamego expôs duas soluções inovadoras em comunicação e na área tributária concretizadas dentro do segmento de bebidas em Minas Gerais. Ele relembrou quando assumiu o Sindicato em 2014 o mesmo era inativo, sem filiados, sem relacionamento institucional e sem organização de dados sobre os segmentos que deveria representar. Após enxergar e fechar parcerias com a Federação das Indústrias de Minas e o Sebrae, conseguiu financiamentos para desenvolver ações para reconquistar o mercado.

"Desenvolvemos um sistema de comunicação segmentada e eficiente de e-mails corporativos que multiplicam informações de interesse do setor. .Na outra ação conseguimos junto ao Governo do Estado a redução tributária na cobrança de ICMS para cachaças e cervejas artesanais. Assim estreitamos o relacionamento com os contadores e conquistamos novos mercados e associados. O número de associados subiu de 0 para 150 em dois anos. Ou seja, a base sindical cresceu ao focarmos prioritariamente de forma planejada em benefícios fiscais e comunicação", aconselha Lamego.

Da prática do convidado para a prática local, Marcelo Tavares e Ibiapina explicaram como convenceram o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama a rever uma portaria que considerava o transporte e uso da poda de cajueiro como crime ambientais.  Após cinco meses de conversa e ida à Brasília, o Sindcerâmica com apoio da FIEC e da CNI conseguiu mudar a portaria ao defender a tese de que o cajueiro é um floresta plantada e que o uso da poda melhora a produtividade da cajucultura e ecologicamente transforma-se em biomassa para alimentar os fornos das cerâmicas.

O presidente do Sindbebidas Ceará, Cláudio Targino, debateu com o representante do sindicato co-irmão de Minas Gerais meios de estimular o setor por medidas promocionais e tributárias. "Creio que essa troca de ideias é interessante e dinamiza os setores mesmo que sejam de ramos de atuação diferentes. Fiquei surpreso como o Sindicato de Minas conseguiu os benefícios fiscais", ressalta.

Luc Pinheiro lembrou que vários temas comuns envolvem defesa de interesses dos sindicatos industriais pelo país como a legislação trabalhista, tributação, segurança jurídica, burocracia, infraestrutura, meio ambiente, internacionalização e eficiência do estado. " As empresas fortalecem os sindicatos que por sua vez fortalecem as federações e essas saem em defesa desses interesses listados. Esse é o ciclo primordial do desenvolvimento associativo", explica.

As boas práticas apresentadas pelo Sindbebidas Minas Gerais e pelo Sindcerâmicas constam de um catálogo online com outros bons exemplos sindicais no Portal da Indústria Brasileira. Além do catalogo e do bate-papo sindical, os empresários podem interagir ainda mais por meio de um trede sindical de contatos por e-mail e whatsapp onde são compartilhadas informações.

Confira o vídeo:

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA