168 estudantes dos cursos técnicos do SENAI colam grau na Casa da Indústria

Realização de sonhos, motivação pelo início da carreira profissional, vontade de trabalhar e contribuir, orgulho pela conquista e esforço. Eram vários os sentimentos dos formandos, professores, familiares e amigos ontem (10/08), durante a 1ª Colação Integrada dos alunos concludentes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), realizada na Casa da Indústria. Haverá colações semelhantes nas unidades do SENAI no interior do Estado, em Sobral e Juazeiro do Norte.

A cerimônia outorgou grau de habilitação técnica a 168 estudantes das unidades de Fortaleza e Região Metropolitana. Eles concluíram cursos nas áreas de Alimentos, Automação, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Mecatrônica, Metal Mecânica, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário.

José Elvis Mota Peixoto, 28 anos, está concluindo o segundo curso técnico, em eletrônica, e está cheio de sonhos. “O próximo passo é o vestibular para Engenharia Elétrica. Já tentei ano passado mas a nota do Enem não foi suficiente. Mas não vou desistir. Estou estudando mais e vou fazer novamente esse ano. É um sonho”. Elvis trabalha na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) há um ano.

Antônio Moisés de Melo exibia com orgulho os cabelos brancos por baixo do capelo. Ele trabalha a vida inteira na área de panificação e atualmente está empregado como padeiro na padaria de um supermercado na capital. Concludente do curso de confeitaria, ele conta que foi muito gratificante fazer o curso e que o dia foi de alegria pela conclusão.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, parabenizou os formandos pela conquista. “O SENAI se une a cada um nessa emoção de hoje. Nossa função não é apenas formar técnicos mas cidadãos conscientes de seus papeis na sociedade. O mundo passa por transformações que exigem soluções criativas. Sigam aprendendo e ensinando, com amor ao trabalho e senso de coletividade”, aconselhou.

“Num país em que a produtividade é baixa, estamos formando profissionais em áreas relevantes para o setor produtivo cearense”, frisou o diretor regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda. Ele destacou ainda o poder transformador da educação e a necessidade de investir nessa área prioritária para o desenvolvimento das pessoas e do país.

Representando os docentes do SENAI, o professor de eletrotécnica, José Augusto, aconselhou os formandos a atuarem na vida profissional crendo no bem, na justiça, sendo tolerantes, bem humorados, gentis e sonhadores. Em nome dos alunos, Daniel Almeida de Souza, formando em Rede de Computadores, agradeceu aos pais, amigos, mestres e professores pelo apoio durante o curso.

A solenidade contou com a presença do ex-presidente da FIEC e diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Macêdo; presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), Sampaio Filho; presidente do Conselho Temático de Educação da FIEC, Ednilton Soárez; gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Priscilla Carneiro; gerente de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI/CE); gerente de Educação e Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Aurineli Freire.

                                        

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA