Especialistas debatem estratégias de instalação da Rede Colaborativa de Sustentabilidade

O Brasil ocupa a posição 46ª posição entre 180 países pesquisados pelo Índice anual de Desempenho Ambiental elaborado pela Universidades Yale. Esse resultado leva em consideração aspectos que repercutem na Sustentabilidade Ecológica do nosso pais como os impactos da saúde, qualidade do ar, água, saneamento, agricultura, pesca, fauna, flora, mudanças climáticas e emissões de poluentes. Mais de 30 especialistas entre representantes de faculdades, poder público, consultorias e organizações não governamentais estão analisando esses dados para formular questões estratégicas que devem ser resolvidas para uma visão de futuro de sustentabilidade ecológica até 2021 nosso contexto do Ceará.

Eles participaram na tarde de terça-feira (9/8), na FIEC, do segundo workshop para instalação da Rede Colaborativa de Sustentabilidade.  O encontro faz parte de um ciclo de nove que a FIEC promove com a finalidade de construir a visão de futuro, identificar desafios, traçar objetivos e desenvolver estratégias para garantir o crescimento das redes colaborativas no Estado (P&D&I, Empreendedorismo e Sustentabilidade). Os encontros que colaboram com a construção de tais ecossistemas no estado são conduzidos pelo consultor Leonardo Queiroz.

O consultor explica que depois de formularem seis conjuntos de visões no primeiro encontro, agora os participantes elaboram até cinco problemas por grupo (sendo um total de seis). "As questões estratégicas elencadas serão analisadas e aprofundadas para que se possa no próximo encontro votar os objetivos e estratégias que a Rede terá que lidar como próximos passos", esclarece.

Os workshops para instalação das redes colaborativas serão finalizados na segunda quinzena de agosto. Do material coletado serão feitos relatórios. Com as publicações prontas, será pensada uma estratégia de implantação do que foi elaborado para as redes. A implementação das redes colaborativas é uma das ações do eixo de cooperação e ambiência para o desenvolvimento do Programa para Desenvolvimento da Indústria, do Sistema FIEC, com o apoio do Sebrae.

O coordenador de cooperação do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Mário Gurjão, explica que cada rede terá sua agenda de trabalho para gerar aprendizagem, colaboração e interagir com outros atores do ecossistema de inovação. "As redes devem conectar pessoas e organizações para promover mudanças. É assim que a FIEC entende que trabalhando em rede possamos empreender de forma inovadora e sustentável e impactar a Indústria positivamente. O grupo de Sustentabilidade, por exemplo, é bem representativo e engajado", avalia.

Integrantes de 35 organizações estão colaborando para instalar a Rede Colaborativa de Empreendedorismo. E outros representantes de 40 organizações ajudam a formar a Rede Colaborativa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I).

Próximos workshops

Ciclo de Workshops de Redes Colaborativas - Rede de Empreendedorismo (Empreender)
Workshop de formulação de objetivos e estratégias da Rede Empreender – 10/8
Local: Farias Brito Ideias (Rua Castro Monte, 1325)

Ciclo de Workshops de Redes Colaborativas - Rede de Sustentabilidade

Workshop de formulação de objetivos e estratégias da Rede de Sustentabilidade – 16/8
Local: Farias Brito Ideias (Rua Castro Monte, 1325)

Horário:14h às 17h
Informações: Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC: 3421-5469

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA