FIEC reúne especialistas para pensar estratégias de implantação das redes colaborativas de inovação

O Brasil aparece na 70º posição entre os 141 países onde um índice global mediu o nível de inovação. Aos países foram atribuídas notas de 0 a 100 com base em aspectos como envolvimento de instituições, capital humano & pesquisa, infraestrutura, sofisticação de mercado, sofisticação de negócios, produção de tecnologia e conhecimento e produção criativa. Esses dados foram utilizados para que mais de 20 especialistas listassem os problemas que afetam vários aspectos da inovação no Ceará e a capacidade das pessoas e organizações do Estado em alcançar soluções até 2021.

Eles participaram nesta quinta-feira (4/8), na sede da FIEC, do segundo workshop da Rede P&D&I para identificar os problemas para implantação de redes colaborativas no ecossistema de inovação do Ceará. O encontro faz parte de um ciclo de nove que a FIEC promove com a finalidade de construir a visão de futuro, identificar desafios, traçar objetivos e desenvolver estratégias para garantir o crescimento das redes colaborativas no Estado (P&D&I, Empreendedorismo e Sustentabilidade). Os encontros que colaboram com a construção de tais ecossistemas no estado são conduzidos pelo consultor Leonardo Queiroz.

Um dos participantes, o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI, Régis Tavares, observa que a instituição é um dos atores importantes para prover a indústria de inovação. "Ao conviver com as questões estratégicas da indústria, o SENAI é um elo importante entre a academia e a indústria para prover o setor de soluções aos desafios que o envolve no processo de inovação no Ceará. Logo, o workshop é um momento importante para que possamos contribuir em rede nesse trabalho prospectando tecnologias" aposta.

Das contribuições do grupo, sairão informações que se transformarão em uma agenda de trabalho. A metodologia aplicada nos encontros envolve a reunião de atores envolvidos no processo e proposição de soluções construídas coletivamente para tratar desses temas comuns. O que se evidencia uma inovação. A metodologia é inspirada na construção coletiva das políticas de saúde de Chicago nos Estados Unidos.

Os workshops serão finalizados na segunda quinzena de agosto. Do material coletado serão feitos relatórios. Com as publicações prontas, será pensada uma estratégia de implantação do que foi elaborado para as redes. A implementação das redes colaborativas é uma das ações do eixo de cooperação e ambiência para o desenvolvimento do Programa para Desenvolvimento da Indústria do Sistema FIEC com o apoio do Sebrae.

Programação

Nesta sexta-feira (5/8), das 14 às 17h, no FB Ideias, será a vez da realização do primeiro workshop da Rede de Sustentabilidade com o objetivo de formular uma visão de futuro.

Próximos workshops

Ciclo de Workshops de Redes Colaborativas - Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I)
Workshop de formulação de objetivos e estratégias da Rede de P&D&I – 11/8
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980)

Ciclo de Workshops de Redes Colaborativas - Rede de Empreendedorismo (Empreender)
Workshop de formulação de objetivos e estratégias da Rede Empreender – 10/8
Local: Farias Brito Ideias (Rua Castro Monte, 1325)

Ciclo de Workshops de Redes Colaborativas - Rede de Sustentabilidade
Workshop de identificação de desafios críticos da Rede de Sustentabilidade – 9/8
Workshop de formulação de objetivos e estratégias da Rede de Sustentabilidade – 16/8
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980)

Horário:14h às 17h
Informações: Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC: 3421-5469

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA