Pesquisadores recebem treinamento para explicar melhor soluções tecnológicas para empresários

Pesquisadores e professores ligados aos Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará estão se preparando para apresentar de forma mais didática soluções tecnológicas para os empresários do setor industrial durante o evento TransfNIT. Eles participam até amanhã (2/8), na sede da FIEC, da segunda etapa do treinamento em Metodologias para Transferência de Tecnologias ministrado pela Wylinka, associação sem fins lucrativos que tem o propósito de mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo. O treinamento é conduzido pelo consultor Elimar Vasconcelos.

Durante esses dois dias, eles vão colocar em prática os conceitos e métodos que envolvem os processos de propriedade intelectual, avaliação, valoração e transferência de tecnologias. O segundo módulo do treinamento capacita esses pesquisadores e professores para explicar o processo de transferência de tecnologias para o mercado e a participação dos mesmos no Transfnit, evento que visa aproximar a universidade do setor produtivo através de mostras de tecnologias desenvolvidas nas universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia(ICTs). O evento será realizado no dia 18 de agosto, na FIEC.

Em um exercício prático, os participantes aprendem a descrever uma tecnologia de forma rápida e breve. "Os empresários precisam saber em linguagem prática como uma solução tecnológica resolverá uma demanda industrial, gerando oportunidades de negócios, novos investimentos e abrindo perspectivas para parcerias", esclarece o consultor Elimar Vasconcelos.

O treinamento é uma parceria da FIEC com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit - CE), articulado pelo Programa para Desenvolvimento da Indústria, por meio da Área de Cooperação. Integra ainda um conjunto de ações de aproximação do setor industrial com a academia em busca do estímulo à inovação e difusão tecnológica.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA