Deputado André Figueiredo participa de reunião da FIEC

O deputado federal André Figueiredo (PDT), líder do partido na Câmara dos Deputados, é o convidado da reunião de diretoria na FIEC, no próximo dia 11,  às 18, no 5º andar da Casa da Indústria. Até maio deste ano, Figueiredo comandou o Ministério das Comunicações, atuando na expansão das políticas de inclusão por meio da tecnologia. Formado em Economia (1987) e em Direito (1995), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1984, ainda com 17 anos, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista por acreditar nas bandeiras da educação, do esporte, da juventude e do trabalho.

Tamanha a identificação com os ideais partidários fez com que André Figueiredo se tornasse um dos poucos políticos do cenário atual que nunca mudou de partido. Por esse mesmo motivo, fundou e foi o primeiro presidente da Juventude Socialista do Ceará. Logo, tornou-se membro do Diretório Nacional do partido, membro da Executiva Regional, presidente do Instituto Alberto Pasqualini Ceará, vice-presidente nacional da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini e, atualmente, é presidente do PDT no Ceará e também exerce a 1ª vice-presidência nacional do PDT.

Mas sua atuação política não restringiu-se ao estado do Ceará. Em 2002, André Figueiredo se candidata ao cargo de deputado federal e obtém 25.732 votos. Apesar de não ter sido eleito, André assumiu, em 6 de janeiro de 2005, como suplente e foi efetivado no mandato de deputado federal na Legislatura 2003-2007, onde atuou como vice-líder do PDT, além de ter sido o primeiro vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, presidente da Subcomissão dos Jogos Pan-americanos, e membro das comissões permanentes de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Nas eleições de 2006, André se candidata novamente ao cargo de deputado federal, obtendo 70.193 votos. Em 2007, André foi empossado secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ficando a frente do cargo até março de 2010, quando se despediu do órgão para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Em outubro de 2010, foi eleito deputado federal com 115.647 votos, espalhados pelos 184 municípios cearenses.
De volta à Câmara Federal, André integrou três comissões permanentes: Trabalho, Administração e Serviço Público; Turismo e Desporto; e Finanças e Tributação. Além de ter presidido a Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano; e de ter participado como membro da Frente Parlamentar Mista do Esporte; e da Frente Parlamentar da Juventude.

Logo em seu primeiro ano de mandato, foi o relator da medida provisória 529/11 (transformada na Lei 12.470/11), que ao modificar a legislação vigente incentivou a entrada das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em 2011, foi vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados e presidente interino do PDT nacional. Em 2013, André foi eleito pelos deputados do PDT para o cargo de líder da bancada do partido, posto que ocupa até hoje. Em outubro de 2014, foi reeleito deputado federal com os votos de 125.360 cearenses. Em 2015, foi novamente eleito líder da bancada do PDT na Câmara dos Deputados.

Neste mandato, integra a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e a Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro (SUBSISFI). Também é suplente na Comissão do Esporte; na Comissão de Finanças e Tributação; na Comissão de Turismo e na Comissão Especial de Licitações. Durante os quatro anos do último mandato, André teve atuação de destaque reconhecida, inclusive, pela publicação Cabeças do Congresso, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que o apontou como um dos parlamentares cearenses mais atuantes do Congresso Nacional. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA