Água é o foco do 8º painel com especialistas do Projeto Rotas Estratégicas

Água é o tema do 8º painel com especialistas do Projeto Rotas Estratégicas, do Programa para Desenvolvimento da Indústria(PDI), que começou na tarde desta segunda-feira, 20/06, no auditório Luis Esteves Neto na sede da FIEC, em Fortaleza. Cerca de 40 convidados entre empresários, pesquisadores da academia e representantes do Governo e de organizações e instituições não governamentais vão construir coletivamente até amanhã as visões de futuro do segmento água até o ano de 2025.O presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Heitor Studart, abriu o evento ressaltando a importância da iniciativa e agradecendo a presença de todos.


O assessor técnico da Diretoria da FIEC, o economista Guilherme Muchale, explanou sobre os 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará que foram organizados e deram origem as 13 Rotas Estratégicas. Também apresentou as ações desenvolvidas pelo Programa para Desenvolvimento da Indústria e como os dados coletados nos painéis das rotas serão sistematizados em forma de roadmaps – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. " Com o água, já realizamos oito painéis e entregamos três publicações referentes aos segmentos Energia, Logística e Eletrometalmecânico. Esperamos entregar todas as rotas e implementá-las no próximo ano", planeja.


O painel com especialistas faz parte do Projeto Rotas Estratégicas, maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria.  As iniciativas recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) e do Sebrae.

Rotas Estratégicas


O projeto Rotas Estratégicas Setoriais tem o objetivo de construir coletivamente, com especialistas da academia, setor produtivo e governo, caminhos possíveis de desenvolvimento para os segmentos e áreas estratégicos, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor, compilados e ilustrados em forma de roadmaps - – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Já foram realizados os encontros com os especialistas dos setores de Energia, Eletrometalmecânico, Construção e de Minerais não Metálicos, Logística, Saúde e Tecnologia da Informação & Comunicação. Faltam serem promovidas as reuniões dos segmentos Economia do mar, Biotecnologia, Produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), Meio Ambiente, Turismo e Economia Criativa. Já foram entregues as publicações e relatórios dos segmentos Energia, Logística e Eletrometalmecânico.

 Programa para Desenvolvimento da Indústria

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, foi lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, composto por um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para promoção da competitividade, prospecção de futuro, inteligência competitiva e articulação com diversos atores em prol da cooperação para o desenvolvimento industrial, estímulo ao empreendedorismo e à eficiência produtiva.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA