Cerâmica Torres recebe Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa na Assembleia Legislativa

No Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, em sessão especial na Assembleia Legislativa, a Cerâmica Torres recebeu o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa pela sua destacada atuação na defesa do bioma caatinga. O prêmio foi entregue ao empresário Fernando Ibiapina pelo secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno. “O exemplo da Cerâmica Torres precisa ser salientado. É uma empresa que gera emprego, gera renda, tem preocupação ambiental e práticas sustentáveis. Que esse modelo possa ser multiplicado para outras empresas no Ceará”, afirmou o secretário.

Fernando Ibiapina se disse surpreso com a honraria. “Analisando os anais do prêmio, vi que só haviam sido agraciados ambientalistas e instituições sem fins lucrativos e nós somos uma empresa privada que usa a caatinga como combustível. Ao mesmo tempo, há 16 anos fazemos um trabalho de compensação pelo uso da caatinga e os resultados são muito positivos. A gente mostra que é possível haver uma convivência harmônica entre uma atividade econômica com o meio ambiente”, declarou. A Cerâmica Torres, localizada em Sobral, é associada ao Sindcerâmica, filiado à FIEC.

Prestigiaram a solenidade o presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, representando a FIEC; o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; e o coordenador do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da FIEC, Renato Aragão.

Durante a sessão, houve ainda o lançamento dos livros “Desertificação, degradação da terra e seca no Brasil” e “Degradação neutra da terra, o que significa para o Brasil?”, resultado de pesquisas coordenadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). “A gente mostra que 13% da área do Estado sofre com a desertificação e 100% do território é passível de ser desertificado", assinalou o superintendente da Funceme, Eduardo Sávio.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA