Rotas Estratégicas: Especialistas elegem três visões de futuro para Indústria Agroalimentar

Especialistas da academia, indústria e governo que participaram do Painel Rotas Estratégicas da Indústria Alimentar elegeram três visões de futuro com temas transversais que se conversam. As temáticas são cadeias produtivas; produtos e mercados; tecnologia e inovação. As visões são os desejos que o especialistas acreditam alcançá-los com as temáticas para o segmento até 2025. O Painel com especialistas da Indústria Agroalimentar, do Projeto Rotas Estratégicas, aconteceu nos dias ontem e hoje na sede da FIEC.  Essa é uma das 13 Rotas Estratégicas organizadas a partir dos 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará.

Dos cerca dos 30 especialistas participantes, estavam empresários dos segmentos de alimentos (pesca, sorvetes, carnaúba, caju, sal, lacticínios, pães, massas e trigo), além de representantes de universidades, institutos de pesquisa, bancos e supermercadistas. O presidente do Conselho Temático de Cadeias Produtivas e Agronegócios da Fiec, Bessa Júnior, avalia como muito boa a metodologia do projeto que coloca os grupos para construir algo consistente. "Tivemos aqui a universidade, institutos de tecnologia, produtores, supermercadistas. Todos se conhecendo para construir uma agenda positiva", elogiou.

Segundo ele, o que foi consenso nas três visões é a questão das políticas públicas. "Nós precisamos modernizar e avançar nas políticas públicas. Desde o desenvolvimento de tecnologia, nas questões trabalhistas e tributárias, melhoria da logística, infraestrutura com manutenção de estradas, água e energia", sugere. Participante das iniciativas do Programa para Desenvolvimento da Indústria desde 2014, no Projeto Portadores de Futuro, que originou o Rotas Estratégicas, o agente de Desenvolvimento da Superintendência do Banco do Nordeste,  José Alves Teixeira, ressalta que esse trabalho reforça os objetivos e missões do Banco do Nordeste enquanto órgão de desenvolvimento regional através do apoio financeiro ao setor produtivo, contemplando todos os segmentos da economia.

Os especialistas que quiserem ainda contribuir com o painel Rotas Estratégicas Indústria Agroalimentar, poderão fazê-lo por meio de um endereço eletrônico que será enviado por e-mail. O Projeto Rotas Estratégicas é a maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria.  As iniciativas recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) e do Sebrae.


Água

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de junho, no período da tarde, a partir das 13h, será a vez do painel com especialistas da Rota Estratégica Água. Foram convidados cerca de 40 especialistas entre empresários, pesquisadores da academia e representantes do Governo e de organizações e instituições não governamentais.

Sobre as Rotas Estratégicas


O projeto Rotas Estratégicas Setoriais tem o objetivo de construir coletivamente, com especialistas da academia, setor produtivo e governo, caminhos possíveis de desenvolvimento para os segmentos e áreas estratégicos, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor, compilados e ilustrados em forma de roadmaps - – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, foi lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, composto por um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para promoção da competitividade, prospecção de futuro, inteligência competitiva e articulação com diversos atores em prol da cooperação para o desenvolvimento industrial, estímulo ao empreendedorismo e à eficiência produtiva.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA