Recicla Nordeste debate segurança do trabalho e comércio exterior no segundo dia do evento

O segundo dia de programação da feira Recicla Nordeste - Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação, realizada entre os dias 15 e 17/06, no Centro de Eventos do Ceará, pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), abordou desde segurança do trabalho no segmento de reciclagem até a importância das ações de promoção comercial.

A gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, tratou da importância das ações de promoção comercial para o setor de reciclagem. Durante o Seminário sobre sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem, a médica do trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Edilma Mendonça, e o engenheiro do trabalho do SESI/CE, Sérgio Nocrato, apresentaram aos participantes os Programas Legais de Saúde e Segurança na Indústria de Reciclagem.

Logo em seguida, o representante da Sygecom Informática, Robinson dos Santos Konig tratou sobre informatização de empresas de reciclagem no Brasil. David Vieira Rocha, da USIR Reciclagem, falou sobre resíduos recicláveis da Construção Civil e a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos. Ainda na tarde desta quinta-feira, o representante do Riomar Fortaleza (Grupo JCPM), apresentou cases do grupo com cooperativas no Nordeste em gestão solidária de resíduos recicláveis.

A sustentabilidade como estratégia competitiva para as empresas foi tema da palestra de Maiso Dias, da Dialogus Consultoria. Em seguida, a secretária municipal de urbanismo e meio ambiente, Águeda Muniz, abordou os avanços e desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no município de Fortaleza. Já a secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Maria Dias Cavalcante, encerrou o dia de debates com apresentação sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Programação 17/06

Nesta sexta-feira, as discussões prosseguem com a presença da representante da Menos 1 lixo, Fernanda Cortez, que falará sobre pequenos gestos que mudam o mundo; de Tião Santos, da Limpa Brasil, abordando o tema “sustentabilidade”; e Magda Lima, do projeto Fortaleza 2040, falando sobre modelo de gestão municipal de resíduos com base na PNRS. Encerrando o evento, acontece reunião de acordo setorial entre Fortaleza 2040, Limpa Brasil e Sindiverde para educação ambiental, coleta seletiva e aproveitamento de resíduos na cidade de Fortaleza.

Recicla Nordeste – Abertura

A Feira Recicla Nordeste teve início na quarta-feira (15/6), no Centro de Eventos do Ceará, e segue até esta sexta-feira. Além da área de estandes, os participantes podem conferir o Seminário sobre sustentabilidade, meio ambiente e reciclagem, com a realização de mais de diversas palestras. Na abertura do evento, foram homenageados pelas suas ações em prol da sustentabilidade e do meio ambiente o presidente da FIEC, Beto Studart, o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, e o diretor da CNI, Roberto Macêdo. A primeira palestra da feira foi proferida pelo Secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, Arthur Bruno, sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

A Recicla Nordeste acontece das 14h às 21h e a entrada é gratuita.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA