FIEC reúne especialistas para pensar o futuro da indústria agroalimentar no Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) prossegue com a construção coletiva das visões de futuro dos setores e áreas industriais promissoras para o estado até o ano de 2025. Nesta semana, nos dias 15(quarta) e 16/06 (quinta), a partir das 13h, cerca de 40 especialistas estarão reunidos no auditório Luis Esteves Neto, na sede da Casa da Indústria, em Fortaleza, para pensar os caminhos estratégicos para o setor agroalimentar no Ceará. Esse painel com especialistas faz parte do Projeto Rotas Estratégicas, maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria.  As iniciativas recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) e do Sebrae.

A Rota Estratégica Agroalimentar envolverá os sindicatos patronais dos segmentos de bebidas, alimentos, pesca, sorvetes, carnaúba, caju, sal, lacticínios, pães, massas e trigo.  Essa é uma das 13 Rotas Estratégicas organizadas a partir dos 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará.

Água

Na semana que vem, nos dias 20 e 21 de junho, no mesmo horário, será a vez do painel com especialistas da Rota Estratégica Água. Foram convidados cerca de 40 especialistas entre empresários, pesquisadores da academia e representantes do Governo e de organizações e instituições não governamentais.

Sobre as Rotas Estratégicas

O projeto Rotas Estratégicas Setoriais tem o objetivo de construir coletivamente, com especialistas da academia, setor produtivo e governo, caminhos possíveis de desenvolvimento para os segmentos e áreas estratégicos, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor, compilados e ilustrados em forma de roadmaps - – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Já foram realizados os encontros com os especialistas dos setores de Energia, Eletrometalmecânico, Construção e de Minerais não Metálicos, Logística, Saúde e Tecnologia da Informação & Comunicação. Faltam serem promovidas as reuniões dos segmentos Economia do mar, Biotecnologia, Produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), Meio Ambiente, Turismo e Economia Criativa. Já foram entregues as publicações e relatórios dos segmentos Energia, Logística e Eletrometalmecânico.

Sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, foi lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, composto por um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para promoção da competitividade, prospecção de futuro, inteligência competitiva e articulação com diversos atores em prol da cooperação para o desenvolvimento industrial, estímulo ao empreendedorismo e à eficiência produtiva.

Tendo como foco a prospecção de futuro, em 2014, a FIEC realizou o Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará. Este exercício de prospecção teve por objetivo identificar setores e áreas econômicas que poderão contribuir de maneira incisiva para o desenvolvimento do estado, à luz das tendências tecnológicas, econômicas e industriais internacionais, num horizonte de 10 anos, para o Ceará e todas suas mesorregiões.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA