Reunião itinerante do COINTEC sugere ideias de aproximação entre a academia e empresas no Cariri

Ao lado de outros estudantes de engenharia que fazem parte de empresas juniores em universidades da Região do Cariri, o estudante de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri(URCA), Vinícius Araújo, de 20 anos, acompanhava atento as explicações e palestras sobre empreendedorismo, energias renováveis e inovação da Reunião Itinerante do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, realizada na tarde de quinta-feira (9/6), no Campus do IFCE de Juazeiro do Norte. " Percebo que a iniciativa do encontro é um bom caminho para indústria ofertar suas necessidades para o meio acadêmico estudar e pesquisar trazendo ganhos para as duas partes.  Um bom passo seria as indústrias enxergarem as empresas juniores que estão dentro das universidades como forma de solucionar os problemas que elas enfrentam", sugere.

A sugestão de Vinicius é pertinente e fez parte dos debates do encontro, que reuniu acadêmicos, empresários industriais e representantes do Governo da capital e do interior para pensar como semear facilitadores e empreendedores que possam promover a inovação e a cooperação tecnológica entre empresas e universidades. Como uma das vozes empresariais presente ao evento, o diretor Regional da FIEC no Cariri, Marco Tavares, acredita que o empresário industrial deve buscar novas ideias, modificar e fazer diferente na linha de produção.

Na visão de Tavares, para sobreviver, a indústria deve buscar a inovação como uma nova realidade no mercado. "Inovar é a saída para crise econômica e para enfrentar a desindustrialização e a capacidade ociosa. O empresário precisa se atualizar e participar da inovação", aconselha. O presidente do COINTEC, Sampaio Filho, elogiou o público presente ao evento chamando-o de formadores de opinião. Ele ressaltou a importância da inovação tecnológica para aumentar a competitividade na indústria. "Não podemos a abraçar a crise econômica. Temos que pensar para frente criando e inovando. Por isso, o COINTEC veio ao Cariri ouvir as empresas e o setor acadêmico para ajudar a acelerar os processos de inovação e de cooperação tecnológica" reforçou.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, enfatizou que é a sexta vez esse ano que vem ao Cariri com o foco em reuniões e encontros em prol da inovação. Ele citou os eventos NR-10 e o de lançamento do Prêmio SESI SENAI de Educação. Segundo Paulo André, ele também visitou empresas para promover soluções inovadoras em segmentos fortes na região como o eletrometalmecânico e o químico. Lembrou que a parceria das casas do Sistema FIEC com o Sebrae pode auxiliar as industrias a atender suas demandas via Sebraetec. "O SENAI está presente no interior para fazer capacitação e promover transferência tecnológica" complementou.

O superintendente do SESI Ceará, César Ribeiro, revelou que a inovação vem fazendo parte do cotidiano da instituição. "O Ceará foi contemplado com um dos sete institutos SESI de Inovação no pais. Vamos quantificar as ações como por exemplo fazer a econometria da saúde e qualidade de vida", ilustrou. O superintendente do IEL/CE, Ricardo Sabadia, também apresentou as ações de inovação da instituição no Cariri, como o edital para pesquisadores no Inova Talentos, palestras, workshops e MBAs.

Do lado governamental, o secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho, destaca que a reunião do COINTEC reforça as ações de políticas públicas para interiorização dos estímulos às pesquisas científicas. "A Secretaria tem valorizado ações no interior como projetos envolvendo o edital Tecnova e os Corredores Digitais entre outros. Nessas iniciativas temos buscado parcerias como da FIEC", assinalou.

O meio acadêmico participou da reunião com representantes de universidades, faculdades e institutos (ICTs). Entre eles a URCA, UFCA e o IFCE. O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria, afirmou que a instituição tem consolidado parcerias com a FIEC em projetos de inovação e no apoio na implantação do Polo de Inovação Embrapii, no Campus Fortaleza. De acordo com ele, com muito diálogo e persistência." Aqui no Cariri, o IFCE está presente em Juazeiro do Norte e no Crato. Nessas unidades, estamos preparando um trabalho de promoção da inovação com participação das empresas e da FIEC", anuncia.

Ao apresentar as possibilidades de interação entre indústria e o meio acadêmico do Cariri, o coordenador de Inovação da Universidade Federal do Cariri(UFCA), Marcelo Santiago, ressaltou que a instituição está começando a fazer a aproximação dos seus pesquisadores com os problemas da indústria. "Já temos algumas interações como o desenvolvimento de produtos e uso dos rejeitos para diminuir os impactos ambientais na natureza. Temos um grupo forte dentro do curso de Engenharia de Materiais que trata das áreas de polímeros, cerâmicas e metais. Lá, os professores estão desenvolvendo técnicas para transformar os materiais em pesquisas aproveitáveis para os setores químico, cerâmico e agroalimentar", esclarece.

O gerente da Unidade Setorial da Indústria do Sebrae, Herbart Melo, disse que várias são as propostas de aproximação da academia do setor produtivo quando apresentou as vantagens do das consultorias do Programa SebraeTEC para os pequenos negócios . "Entre elas, o edital de R$ 20 milhões que o Sebrae nacional lançará agora em junho em que a proposta é que o ICT´s executem diretamente as demandas e necessidades das empresas. E a outra é o SebraeTEC com R$ 22 milhões em recursos para facilitar o acesso e a transferência tecnológica e de conhecimento. Porém, necessita-se credenciar as entidades de ensino e pesquisa", enfatizou.

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, anunciou a realização do Fórum de Oportunidades em Energias Renováveis em Agosto no Cariri. Ele proferiu palestra sobre redução de custos de energia elétrica na indústria como o pré-lançamento do evento que virá. Por sua vez,  o coordenador de cooperação do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Mário Gurjão, apresentou a palestra “Empreendedorismo inovador como fator de competitividade”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA