FIEC apresenta iniciativas em prol da indústria do Ceará a dirigentes do Sebrae no Nordeste

Um grupo de dirigentes do Sebrae de seis estados do Nordeste participou nesta quarta-feira (8/6), na Casa da Indústria, de reunião para conhecer o modelo de parceria firmado entre a FIEC e o Sebrae no Ceará que promove o desenvolvimento de uma série de ações e projetos com o objetivo de elevar a competitividade das micro e pequenas indústrias cearenses. A parceria é pioneira na região e, por meio de agenda de trabalho sistemática, gera diversos resultados positivos em favor das empresas cearenses.


O presidente da FIEC, Beto Studart, afirmou que a Federação está de portas abertas ao Sebrae por compreender que a instituição é um elo com os sindicatos, capaz de oferecer o apoio necessário ao desenvolvimento sustentável das pequenas indústrias, que são a grande maioria das empresas do setor no Ceará. “Conseguimos estabelecer no nosso estado, no âmbito da Federação, ambiente propício a essa rica troca que é benéfica, acima de tudo, para nossas empresas. Criamos aqui uma sala para o Sebrae, que faz com que a instituição fique mais próxima e mais atuante. Nossos sindicatos estão muito satisfeitos”, disse.


O diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, explicou que há grande desejo do Sebrae nos estados de interagir com o setor produtivo, no entanto, em geral, encontram-se dificuldades de viabilizar essas parcerias. “No Ceará, isso foi possível graças à visão do presidente Beto Studart que enxergou a importância do Sebrae para além dos recursos. Ele enxergou o Sebrae como parte da estratégia de atuação para o desenvolvimento que se deseja para o setor. Isso foi fundamental. E o que buscamos hoje é mostrar como ocorreu essa mudança de visão e a nova forma de relacionamento que se estabeleceu entre as equipes técnicas para que isso se tornasse uma realidade”.

O coordenador do núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Sampaio Filho, apresentou o Programa de Desenvolvimento da Indústria e as Rotas Estratégicas. Em seguida, a gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop), Dana Nunes, falou sobre o ciclo de reuniões com os sindicatos e os programas e ações já realizados até agora, que tem possibilitado o aumento no número de associados aos sindicatos e gerado mais negócios para as empresas participantes. Entre os programas mencionados estão o Sebraetec, o Procompi, Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e Central de Compras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA