Museu da Indústria participa do projeto “Viva o Centro Fortaleza” neste sábado, 11/6

Tendo como objetivo a valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados, será realizada neste sábado, dia 11/6, das 8h às 21h, a 9ª edição do Projeto “Viva o Centro Fortaleza”: uma maratona de atividades culturais e artísticas, que ocorre em diversos equipamentos públicos e privados, com entrada franca ou ingressos populares para quase todas as atrações, em um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte. Com atividades concentradas em um único dia, resultantes de um trabalho coletivo para garantir maior visibilidade e presença de público à programação cultural no Centro de Fortaleza, a ação ocorre de forma integrada entre espaços, entidades e equipamentos culturais da sociedade civil, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), além de coletivos culturais e vários outros participantes.

O Viva o Centro Fortaleza visa à realização de ações mensais, com programação articulada entre os museus, teatros e diversos outros equipamentos culturais existentes no bairro, além dos mais diferentes espaços de fruição cultural, durante todo o dia com atividades diversificadas. Esta é uma realização colaborativa entre a Associação dos Guias Turísticos (Agir); Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc); Café Passeio; Casa Fora do Eixo Nordeste; Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE); Espaço Cultural Correios; Espaço Cultural Escritório Poeta Mário Gomes; Feira de Cordel; Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria/SESI/FIEC; Programa Fortaleza a Pé; Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor); Salão das Ilusões; 10ª Região Militar e Secretaria Estadual de Cultura, por meio de seus equipamentos Cine Teatro São Luiz Fortaleza; Biblioteca Pública Espaço Estação; Museu do Ceará; Sobrado Dr. José Lourenço; Theatro José de Alencar; Teatro Carlos Câmara e Casa de Juvenal Galeno.

Como funciona

Em cada Edição, as entidades envolvidas fazem sua programação e se articulam com as demais para montar um programa integrado, estimulando o público a permanecer no Centro, participando das múltiplas atividades oferecidas. Trata-se também de um convite a um outro olhar sobre o Centro de Fortaleza, bairro onde se localizam diversos equipamentos culturais com programação permanente. O "Viva o Centro Fortaleza" reforça a variedade desse cardápio cultural acessível a todos e trabalha conceitos como os de direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados, valorização da produção artística cearense e pleno exercício dos direitos culturais.

Com esse trabalho, o “Viva o Centro Fortaleza” pretende chamar a atenção da sociedade para o Centro da capital, contribuindo em um processo de transformação do bairro, ocupação em diversos horários e com variadas finalidades, superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa como patrimônio cultural de nossa cidade.

Quem participa

Integrado por cidadãos, entidades da sociedade civil, coletivos culturais, representantes do poder público e equipamentos culturais situados na região central de Fortaleza, o movimento tem promovido reuniões regulares desde maio de 2015, tendo realizado a primeira edição do projeto no dia 23 daquele mês.

Confira aqui     toda a programação do dia 11/06.


:: SERVIÇO:
“Viva o Centro Fortaleza”. Dia 11 de junho, em diversos espaços do Centro de Fortaleza. A maior parte da programação tem entrada franca ou ingressos populares.
Informações: programacaovivaocentro@gmail.com / Tel: 3101.6761/ (85) 98824-0994 - Lucas Benedecti/ (85) 99149-4987 - Paula Candice

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA