Ação Global realiza mais de 34 mil atendimentos em Maracanaú

Ainda não eram 8 horas da manhã e a fila em frente ao SESI Albano Franco, no município de Maracanaú, já acumulava centenas de pessoas. O que eles esperavam ali tão cedo? Encontrar em um mesmo local e horário diversos serviços para colocar as obrigações em dia. A família de Dona Diana escolheu o sábado para uma programação coletiva entre pais e filhos. Ela aguardava para tirar a 2ª via do RG, enquanto o marido pretendia sair de lá com a Carteira de Trabalho pronta para um novo emprego. Mas nenhum dos dois parecia mais ansioso que Geová, o filho de 10 anos do casal, que esperava pacientemente os pais finalizarem os atendimentos para cruzar a rua, rumo ao Clube da Parceria, para jogar futebol e tomar banho de piscina. “Tem certeza que eu vou poder entrar na piscina? Não é só para atleta de verdade? Tomara que a gente possa ir logo”, torcia o menino.

Um pouco adiante, na sala de espera para os serviços médicos, mãe e filha aguardavam uma consulta com um clínico geral. “Sou hipertensa e preciso sempre fazer um acompanhamento, mas estou mesmo aqui é pela minha mãe, que já tem 105 anos!”, explicou a faxineira Joanaci Pereira. A mãe, Dona Joana Pereira, revelou um sorriso tímido e a sabedoria dos mais velhos ao explicar o motivo de sua presença: “Já cheguei longe demais, minha filha. Estou aqui só para ter saúde e me sentir bem no fim da minha vida”.

A Ação Global foi um mutirão de cidadania que chegou a Maracanaú com uma programação intensa no último sábado, dia 21. O sol brilhante marcava um dia bonito para a realização de diversos serviços de saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania. Ao todo, foram realizados 34.402 atendimentos para mais 11 mil pessoas.

Entre as atividades mais aguardadas, uma cerimônia coletiva de casamento civil para 50 casais. Em meio a tantos jovens, Edvando Pereira e Elizeuda Oliveira se destacavam pela idade mais avançada. Juntos há 20 anos, decidiram que a realização de uma cerimônia  em Maracanaú parecia oportuna para oficializar a união. “O tempo passa muito ligeiro e eu nem percebi esses 20 anos passando. Mas essa é a chance de celebrar o nosso amor”, afirmou Edvando.

Para o presidente da FIEC, Beto Studart, a Ação Global é uma oportunidade única de promover o bem-estar da população. “A gente tem que aproveitar para nos tornarmos promotores do bem e ver a satisfação das pessoas estampada em seus olhos. Hoje dá até pra esquecer um pouquinho isso tudo que o Brasil está passando. As pessoas também estão se recuperando, e isso é um grande fato”, disse.  “A minha vida empresarial basicamente foi em Maracanaú, foi aqui que desenvolvi a Agripec, tudo saiu daqui. Eu, particularmente, tenho uma relação de intimidade com o municipio, vi esse municipio crescer. Tenho uma relação de coração com Maracanaú”, relembrou.

Para o Superintendente do SESI César Ribeiro, o resultado positivo do evento é fruto do comprometimento dos diversos parceiros e de um esforço constante de mobilização da população. “A gente está muito contente em ver as ações com plenitude de atendimento. Hoje, você poder contribuir para a constituição de família não tem preço. A gente fica muito realizado e estamos preparados para ter mais e mais pessoas utilizando as estruturas do SESI e do SENAI e podendo usufruir dos serviços de cidadania na Ação Global”.

O ator global André Gonçalves prestigiou o evento e agradeceu o empenho dos envolvidos. "Acho que esses 23 anos de Ação Global foram e continuam sendo importantíssimos para o Brasil, ainda mais neste momento tão delicidado. Só temos a agradecer aos mais de 800 voluntários,que fazem o nosso país mais bonito”. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA