Programa Indústria de Talentos aborda carreira profissional

Para quem é estudante ou já é estagiário, pensar na sua inserção no mercado de trabalho nunca é cedo demais. Visando orientar o público na busca de uma carreira profissional – e de como ser um profissional requisitado no seu ramo - o especialista em Recursos Humanos, diretor-presidente do RHSG Gestão de Pessoas e Soluções e coach, Allan Rodrigues Alves, ministrou a palestra “Carreiras & Escolhas – Como definir e construir o seu caminho profissional” no dia 19/5, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado ao Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC).

A palestra fez parte do Programa Indústria de Talentos, iniciativa organizada pela Área de Educação e Carreiras do IEL/CE, com objetivo de desenvolver as carreiras de jovens estudantes e estagiários. Na ocasião, o público tirou dúvidas sobre o assunto. De forma dinâmica, Allan ressaltou a importância das escolhas profissionais, quaisquer que sejam elas. O coach elencou cinco comportamentos que alavancam a carreira: saber ouvir, saber se comunicar, assumir riscos, lidar com a diversidade e saber influenciar. Paralelo a isso, mostrou também a falta de comprometimento, arrogância, individualismo, pouca habilidade para se comunicar e ser centralizador como pontos que bloqueiam a carreira profissional.

“É importante saber a cultura da empresa e se adaptar a ela para não passar por intransigente. Mas ter um comportamento ambicioso pode ser positivo”, comentou o palestrante, referindo-se ao fato do comprometimento que o funcionário deve ter, tendo em vista crescer dentro da empresa.

De acordo com ele, grandes profissionais aprendem a direcionar sua atenção de três formas: foco em si mesmo, foco nos outros e foco no mundo em geral. Seguindo essa lógica, ter foco em algo e agir para conseguir atingir sua meta sempre geram resultados positivos. "Foco sem ação nada vale. O foco mais ação gera resultado e uma melhora contínua, que acaba se tornando um ciclo", complementa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA