Conselho de Educação da FIEC discute Educação, Ciência e Tecnologia no âmbito do Plano Fortaleza 2040

O Conselho Temático de Educação (COED) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu no dia 09/05 a responsável pela área de Educação, Ciência e Tecnologia do Plano Fortaleza 2040, Solange Macêdo.

A visão do Fortaleza 2040 é fazer de Fortaleza uma cidade de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora. Nesse sentido, em Desenvolvimento da Cultura e Conhecimento, os objetivos são: educação de qualidade e capacitação para o trabalho, desenvolvimento científico e tecnológico e valorização e desenvolvimento cultural.

Quanto à educação de qualidade e capacitação para o trabalho, Solange citou como ações uma educação pública de qualidade acessível e universalizada em todos os níveis, ampliação das escolas em tempo integral, orientação da educação para cidadania, empreendedorismo e sustentabilidade, ampliação e melhoria da educação técnica e profissionalizante e atração e manutenção de pessoal qualificado em Fortaleza.

Também foram citadas como metas uma rede escolar pública com escolas de tempo integral/profissionalizante; pais e professores comprometidos com a educação dos alunos; grade curricular que desenvolva senso crítico, cooperação, responsabilidade social e ambiental, tolerância e convivência social; elevação das notas do IDEB; escolas melhor equipadas para atividades intra e e extra classe; acesso à educação para todos; programas educacionais extra escolar como esporte, cultura e arte; carga horária menor do professor oportunizando maior dedicação ao planejamento e a especialização; acompanhamento psicossocial para alunos e professores; valorização dos profissionais da educação, salário digno, assistência saúde e formação continuada; merenda que valorize alimentação saudável; escolas integradas aos Cras para atender alunos e familiares; alunos capacitados e com senso crítico desenvolvido para exigir mudanças para o bem comum.

Ainda há muitos desafios nessa área em Fortaleza, como apontou Solange. Entre eles, a ampliação da qualidade da educação e valorização dos professores; universalização da oferta de creches e escolas em tempo integral; adequação de currículos; adequação das escolas aos portadores de deficiências; aumento da motivação dos alunos; boa remuneração e redução da carga horária dos professores; e ampliação dos recursos para educação.

Solange Macêdo fez ainda um panorama da educação brasileira. Segundo ela, 75% dos brasileiros são analfabetos funcionais, apenas 50% dos matriculados no ensino médio finalizam seus estudos e somente 10% chegam ao final do ensino médio sabendo o que se é esperado desse nível de ensino. Entre as principais dificuldades, políticas de financiamento, salários dos professores e a desigualdade social que marca o país.

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