Programa Sistema FIEC de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas do SESI recebe assessoria para incrementar suas ações

Em abril de 2015, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará lançou o Programa Sistema FIEC de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas, coordenado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com o objetivo de prevenir os danos causados pela adicção química entre trabalhadores da indústria e seus familiares. Atualmente, o foco do programa está em ações educativas em saúde e em educação, com a realização de palestras, oficinas, encontros e momentos de sensibilização. Em breve, um novo produto específico para as empresas será lançado. Os resultados positivos são comemorados pela equipe do SESI, enquanto novas ações já são desenhadas.

Para avançar ainda mais em sua atuação, os profissionais do SESI receberão durante um ano assessoria técnica e treinamento da empresa Bertini & Laiatano Consultoria de Gestão Pública, com a proposta de oferecer aos profissionais do Sistema FIEC e dos setores de Recursos Humanos das indústrias parceiras uma qualificação mais aprofundada sobre o assunto, para que possam conduzir adequadamente as demandas que surgirem.

A iniciativa torna-se ainda mais relevante ao serem analisados dados sobre a problemática. Segundo o estudo “Transtornos Psicossociais no Trabalho: A Situação das Indústrias Brasileiras”, 23% dos transtornos mentais que mais afastaram na indústria brasileira no período de 2009 a 2013 estavam diretamente relacionados ao uso de drogas. Ainda segundo o levantamento, feito pela Universidade de Brasília a pedido do SESI Nacional, foram 28.693 afastamentos por mais de 15 dias em 5 anos. Destes, 32% foram devidos ao uso de álcool e 68% devidos ao uso de cocaína e outras substâncias psicoativas.

Em 2015, 21.448 pessoas foram impactadas pelo Programa Sistema FIEC de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas. Para mais informações, ligue 3421.5845.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA