Simagran realiza a 2ª edição da feira Fortaleza Brazil Stone Fair

O Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran) realiza, em Fortaleza, a 2ª edição da feira Fortaleza Brasil Stone Fair, com exposição de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. O evento, que tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), acontece de 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.

O evento é voltado para expositores, mineradoras e indústrias, empresas de beneficiamento industrial, fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, instituições de classe representativas do setor e instituições técnicas de apoio; e visitantes, marmoristas, atacadistas, distribuidores, importadores de mármores e granitos, profissionais liberais, construtoras, incorporadoras e empresas de engenharia, empresários e potenciais investidores e estudantes de engenharia, arquitetura, geologia e profissões técnicas relacionadas ao setor.

Entre os países com participação confirmada na feira, Brasil, China, Itália e Portugal. São esperados 10.000 visitantes. Na programação, painéis técnicos com palestras. Entre os temas que serão abordados: “Uso de Rochas na Arquitetura”, “Tecnologias de extração e beneficiamento”, “Mercado mundial das rochas”. Essas serão proferidas por especialistas da área.

Também são apoiadores do evento, CNI, SESI, SENAI, SEBRAE, BNB, Governo do Estado, ADECE, ZPE, ABIROCHAS, CREA, CAU, ASBEA, IAB e FJAL.

Sobre o setor

O setor de granitos e mármores no estado do Ceará vem apresentando expressivo crescimento nos últimos cinco anos, as exportações cresceram aproximadamente 45% no primeiro trimestre de 2016, quando comparado ao mesmo período de 2015. Atualmente, cerca de 25 empresas do sudeste, especialmente do Espírito Santo, estão pesquisando e lavrando em solo cearense e 15 destas empresas já estão com protocolos assinados para instalação na ZPE do Pecém.

Esta corrida é decorrente do elevado potencial cearense em rochas super-exóticas e quartzitos, que são tipos rochosos que agregam bastante valor e que possuem uma excelente demanda no mercado dos EUA. O presidente do Simagran, Carlos Rubens Araújo, avalia que até o final de 2020 o setor cearense exportará cerca de US$200 milhões anualmente.

Considerando que os granitos e mármores são especificados pelos profissionais da arquitetura e tem 85% da sua utilização nas obras civis, o IEL-FIEC está articulando a elaboração de um “Manual de caracterização, aplicação, uso e manutenção das principais rochas do Estado do Ceará”, em que serão mostrados os principais elementos que determinam uma boa especificação, bem como as orientações de assentamento e manutenção dos revestimentos pétreos.

SERVIÇO:
FORTALEZA BRAZIL STONE FAIR
Data: 31 de maio a 03 de junho de 2016
Horário: das 15h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz - Pavilhão Leste – Portão E - Fortaleza – CE)

Mais informações: www.stonefairfortaleza2016.com.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA