Sinduscon-CE e TRT-CE lançam selo O Acidente Não Compensa

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), por meio da gestão regional do Programa Trabalho Seguro e do Programa Obra Segura, lançam o selo O Acidente Não Compensa, como parte de campanha para combater acidentes de trabalho na construção civil. O evento será na próxima segunda-feira (25/4), às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

“A certificação será entregue às empresas que aderirem à campanha, por meio do Programa Obra Segura”, esclarece o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda. Para ele o Selo é um estímulo para que os empresários adotem ações preventivas e também uma forma de contribuir para a melhoria das condições de trabalho.

Durante o evento, serão lançadas também cartilhas educativas, que têm como objetivo conscientizar empresários e operários sobre as medidas de segurança e saúde para a prevenção de acidentes. As publicações trazem ainda orientações sobre Normas Regulamentadoras que regem o ambiente de trabalho na construção civil.

Na ocasião, também serão apresentadas as palestras “Como Reduzir Custos das Contribuições Sindicais” e “Responsabilidade Civil/Criminal em Caso de Acidente de Trabalho”, ministradas pelo gerente de Saúde e Medicina Ocupacional do SESI, Gustavo Nicolai e pelo advogado Rafael Arruda, respectivamente.

Participarão da solenidade a vice-governadora e embaixadora da campanha, Izolda Cela; o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes; o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda; além de representantes dos sindicatos associados à FIEC e convidados.

Campanhas

A campanha O Acidente Não Compensa prevê realização de palestras, visitas a canteiros de obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão. Tudo com o objetivo de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor da construção civil para redução de acidentes.    

Já o Programa Obra Segura tem como meta buscar o índice de zero acidentes de trabalho na construção civil. O foco do programa é levar as informações necessárias para a segurança dos trabalhadores, estimulando ações preventivas voltadas à segurança nos canteiros de obras.

Perfil dos palestrantes:

Gustavo Nicolai

Médico do Trabalho e Executivo com Ênfase em Liderança de Equipes de Saúde e Segurança, Gestão de Custos com Saúde e Segurança, Treinamentos de Equipes sobre SST, FAP/NTEP, eSOCIAL, Medicina do Trabalho, Sistemas(softwares) de SST e Auditoria de Saúde e Segurança.

Rafael Arruda

Advogado inscrito sob o número 14.403 na Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará; Graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 2000. Pós Graduado em Processo Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Coordenador dos Núcleos Criminal e Tributário; Entidades de Classe: OAB e AJA (ambas como membro, sem exercer cargo de direção).

Serviço:

Lançamento do selo “O acidente não compensa” e cartilhas educativas.

Data: 25 de abril (segunda-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório Waldyr Diogo de Siqueira, na FIEC

Endereço: Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA