Empresários dos setores de calçados e móveis contribuem com Observatório da Competitividade Industrial

Empresários dos setores de móveis e calçados estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 18/04, na sede da FIEC, em Fortaleza. Eles participaram do Workshop Vigilância Tecnológica e Inteligência Competitiva, promovido pelo Núcleo de Economia do Sistema FIEC, como atividade e eixo do Observatório da Competitividade Industrial do Programa para Desenvolvimento da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC). Os participantes também foram apresentados e convidados a participar do Projeto Bússola da Inovação.

Reunidos em cinco grupos, no auditório Luis Esteves no 5º andar da Casa da Indústria, os empresários começaram a construir a implantação da metodologia de vigilância tecnológica e inteligência de mercado, que farão parte desse Observatório de Competitividade e terão como principais beneficiadas as empresas associadas aos sindicatos patronais que compõe a FIEC. Na prática, eles elaboraram mapas de inteligência, semelhante ao modelo de negócios canvas, com as expectativas e necessidades por informações dos setores que poderão ser utilizadas em tomadas de decisão nos negócios.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará através da disseminação de conhecimento dentro do Observatório de Competitividade da Indústria. Como resultado desse trabalho, será disponibilizada uma plataforma com informações atualizadas e relevantes, de forma visualmente atrativa, acessada mesmo que remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão, tornando o estado referência na geração, uso e disseminação de informações em prol do desenvolvimento industrial. Entre elas, dados econômicos, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior direcionadas para os gestores do Sistema FIEC, sindicatos patronais e instituições parceiras.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Fortaleza - Sindcalf, Jaime Bellicanta, entende que as informações compartilhadas pelos associados no workshop os deixarão melhores na gestão e planejamento para inovação. " Com os dados, eles poderão repensar seus negócios e trabalhar mais para serem competitivos", acredita. Bellicanta lembra que o setor só não inova mais por conta da forte carga tributária no Estado. " Para se ter ideia, somos tributados até quando trazemos matéria-prima de outros estados para fabricação de produtos aqui", exemplifica.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário do Estado do Ceará( Sindimóveis), Osterno Júnior, o workshop reuniu informações importantes para que o setor avance na competitividade e produtividade. Ele manifestou alegria ao dizer que todos os associados convidados participaram do evento e espera ampliar a participação em outras ações. " O setor quer medir o seu tamanho no Estado, aumentar a sua participação no mercado local e saber como se posicionar melhor junto à Secretaria da Fazenda. Por isso, o sindicato solicitou participar das iniciativas do Programa para Desenvolvimento da Indústria", esclareceu.

Além dos ramos de móveis e calçados, classificados como bens de consumo, já participaram do workshop os sindicatos dos setores chamados de agroalimentares, como Alimentos(polpas de frutas), Sorvetes, Panificação, Lacticínios; Eletrometalmecânico( metalurgia; eletroeletrônico; bombas); Químico(plástico; saneantes; cosméticos; tintas; saúde); e Têxtil, considerado como bem de consumo. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA