Embaixador da Hungria participa de reunião de negócios na FIEC

No primeiro trimestre de 2016, a Hungria ocupou a quarta posição no ranking de países de destino das exportações cearenses. O país comprou do Ceará US$ 16,4 milhões – um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ceará em Comex, estudo realizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC. Para estreitar ainda mais as relações comerciais entre o Estado e o país, o embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, participou de um encontro de negócios com empresários cearenses na Casa da Indústria nesta segunda-feira (18/4), coordenado pelo Conselho de Relações Internacionais da FIEC (CORIN).

O diplomata apresentou as potencialidades da Hungria e as oportunidades de negócios que o mercado húngaro oferece, destacando tecnologias de reúso de água e tratamento de esgotos. “Água é um assunto de interesse em comum entre a Hungria e o Ceará. Já exportamos essa tecnologia revolucionária para Cingapura, Índia e outros países. É sem dúvida uma boa oportunidade para investidores cearenses”, afirmou. Norbert Konkoly informou que a Hungria está buscando intensamente ampliar as transações comerciais com o Brasil e que para isso criou uma Comissão Econômica Mista Brasil Hungria que se reúne uma vez por ano para viabilizar a realização de negócios entre os dois países. A próxima reunião será em Budapeste, no segundo semestre. “Os empresários cearenses serão muito bem-vindos”, convidou.

O embaixador foi recebido pelo diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, pelo superintendente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Eduardo Bezerra, e pelo presidente do CORIN, Marcos Oliveira. O diretor apresentou potenciais produtos cearenses que podem ser introduzidos no mercado húngaro, a exemplo da cera de carnaúba. Atualmente, os principais produtos exportados do Ceará para a Hungria são peles, couros e calçados.

A reunião contou com a presença do cônsul honorário da Hungria em Fortaleza, János Cavalcante Füzesida, da consulesa Zsofia Eross Sales, da assessora da embaixada húngara no Brasil Éva Duzs, e dos empresários cearenses Roseane Medeiros. Carlos Rubens, Carlos Prado, Bessa Junior, Marcos Soares e Nicolle Barbosa.  

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA