SESI utiliza aulas de robótica para ensinar física de um jeito diferente

Aulas de física e de matemática podem ser uma verdadeira tortura para alguns estudantes. Mas os dias de equações complicadas, cálculos difíceis e professores exigentes parecem estar ficando para trás. Através da ferramenta LEGO ZOOM, que proporciona aulas de robótica, o Serviço Social da Indústria (SESI) está conseguindo mudar a realidade de suas escolas, estimulando alunos e professores a se reiventarem.

Ao utilizar kits de uma velha conhecida das crianças, a empresa LEGO, com motores, sensores e bloco programável voltados para atividades educativas, a educação do SESI está explorando os benefícios da tecnologia. Junto com os kits, fascículos cheios de exercícios desafiam os alunos a exercitarem suas habilidades motoras, raciocínio lógico e criatividade.

Desde o início do ano, as aulas de robótica da LEGO ZOOM fazem parte das oficinas tecnológicas da escola de Ensino Básico e Profissionalizante (EBEP), lideradas pelo professor Erivando Eduardo dos Santos. Há seis anos no SESI, ele vê as aulas como um novo desafio a ser vivido. “É uma novidade para mim e para os alunos, até mesmo porque eu não aprendi desse jeito. Sem dúvida, são muitos os ganhos para todos, pois eles ficam mais animados e nós também. Quando utilizamos os sensores dos robôs, eu faço paralelos com os sensores utilizados em algumas indústrias, então eles estão sempre unindo aprendizado e prática”, opina.

Rodrigo Marinho, professor da LEGO ZOOM, presente em capacitação ministrada na tarde de hoje, dia 15/04, garante que a ferramenta pode transformar a aprendizagem de alunos com severas dificuldades nessas matérias. “Eu sou um exemplo disso. Sempre fui um aluno de humanas, formado em história, com especialização em arqueologia. Trabalho há três anos na LEGO e só agora consegui, finalmente, aprender física. Antes eu via aqueles números, mas não conseguia trazer para a prática, eu não abstraia para imaginar aquilo acontecendo no mundo real”, conta.

Os educadores do SESI ressaltam ainda que os ganhos vão além do conteúdo tradicional das matérias, pois a metodologia das aulas oportuniza a reflexão sobre importantes valores, como o trabalho em equipe, a liderança e o respeito.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA