SENAI capacitará detentos e egressos do sistema penitenciário estadual

Em reunião do comitê de governança do pacto por um Ceará Pacífico, realizada na manhã de sexta-feira (8/4), o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, firmou termo de parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) com o intuito de viabilizar a execução de cursos profissionalizantes aos detentos que se encontram sob o regime semiaberto, aberto ou em liberdade condicional, além dos egressos do sistema prisional.


O objetivo é promover a ressocialização dos cearenses privados de liberdade, oferecendo capacitação para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. O termo de parceria foi assinado pelo governador Camilo Santana e o diretor regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda.


Segundo o diretor regional do SENAI, serão oferecidas 100 vagas em cinco cursos que terão início no segundo semestre deste ano. Os cursos são de pedreiro de alvenaria, armador de ferro, carpinteiro de obras, operador de computador e costureiro industrial, sendo 20 vagas para cada um.


“A FIEC, através do nosso presidente Beto Studart, está fortemente engajada nessa parceria com o Governo do Estado, inclusive no âmbito de outras secretarias. Esse já é o segundo convênio que firmamos pelo movimento do Ceará Pacífico. O primeiro foi com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em benefício com os jovens em conflito com a lei”, disse Paulo André, complementando que a entidade trabalha também intermediando junto aos sindicatos associados à FIEC a contratação dos alunos que frequentaram as capacitações.

Sindiverde
Seguindo a mesma premissa de ampliar as oportunidades de ressocialização de quem cumpre pena nos presídios cearenses, o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde) também firmou parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de empregar os detentos na coleta de resíduos sólidos gerados dentro dos próprios presídios.

De acordo com o presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque, as empresas ligadas ao sindicato irão disponibilizar insumos e equipamentos dentro dos presídios para que os internos possam trabalhar e ter uma renda. “Vamos capacitar esses cearenses para que se tornem mão de obra qualificada para nossa indústria. Ou seja, é uma via de mão dupla. Ganham eles, que quando saírem terão uma ocupação, e ganha a indústria que será abastecida com recicladores e processadores, entre outros profissionais”, declarou.

Ceará Pacífico
O Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA