Museu da Indústria está na rota da Ciclofaixa de Lazer deste domingo (03/04)

O Museu da Indústria está na rota da ciclofaixa de lazer deste domingo, 03/04. Com rota definida entre o início da ciclovia da Avenida Washington Soares e o Passeio Público, a ciclofaixa passa pelo Parque do Cocó, em um percurso de cerca de 10km a ser realizado de 7h às 13h. Além do museu, os ciclistas poderão visitar a Unifor e 10ª Região Militar.

Um novo ponto de aluguel de bicicletas estará disponível na Avenida Beira Mar, no Aterrinho da Praia de Iracema, entre as Ruas João Cordeiro e dos Arariús, além do Parque do Cocó e Passeio Público. 

A rota sairá do ponto de apoio do Passeio Público e vai até o início da ciclovia da Avenida Washington Soares (continuação da Avenida Sebastião de Abreu). No sentido inverso sairá do início da ciclovia da Washington Soares na direção Norte; em seguida percorrerá as vias Sebastião de Abreu, Samir Hiluy, Vereador Paulo Mamede, Pe. Antônio Tomás (passando pelo Anfiteatro do Parque do Cocó, onde está localizado um dos pontos de apoio), Valdetário Mota, Santos Dumont, Avenida dos Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, Senador Virgílio Távora, Júlio Ibiapina, Abolição, Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, Ildefonso Albano, Beira Mar, Almirante Barroso, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno e Dr. João Moreira, chegando ao ponto de apoio do Passeio Público.

O ponto de apoio do Passeio Público receberá uma ação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de distribuição de mudas de plantas nativas e ornamentais. No local, haverá aluguel de bicicletas e cadastramento do Bilhete Único pelo Sindiônibus. Já no ponto de apoio do Parque do Cocó, também será disponibilizado o serviço de aluguel de bicicletas.

Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal, darão suporte, atuando em parceria com Etufor, Via Livre, Detran-CE e PRE-CE. Equipes do SAMU e da Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos pontos de apoio do Passeio Público e do Anfiteatro do Parque do Cocó, bem como no trajeto da Ciclofaixa de Lazer e sob os viadutos da Via Expressa / Av. Júlio Abreu e Av. Engo. Santana Júnior / Av. Santos Dumont.

A Ciclofaixa de Lazer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado como opção de lazerseguro para todas as idades e deslocamento cicloviário aos domingos, com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada edição.

Visitação ao Museu da Indústria
Um dos equipamentos culturais em funcionamento aos domingos no Centro da Cidade, o Museu da Indústria, localizado na rua  Dr. João Moreira 143 (esquina com a R. Floriano Peixoto), dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer, é uma opção de programação para os ciclistas. Disponível para visitas de 9h às 13h, o Museu está desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos”, e disponibiliza espaço para receber e guardar as bicicletas dos visitantes. O Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de 5 séculos de desenvolvimento da história industrial cearense.

A programação deste domingo do Museu da Indústria contará com exposição de longa duração denominada "História da Industrialização do Ceará". Trata-se de convite ao ciclista/visitante fazer uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais.

Até final de maio, o Museu da Indústria recebe a exposição fotográfica do Centro Cultural da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS), “Trilhos”. A mostra tem o intuito de resgatar uma época em que Fortaleza exibia orgulhosa as cicatrizes do progresso que a chegada dos bondes trazia. A exibição é feita de modo que o apreciador possa enxergar o passado e o futuro num só olhar.

Unifor oferece atividades aos domingos
Em percurso de cerca de 1km, por meio da ciclovia da avenida Washington Soares, é possível chegar ao campus da Universidade de Fortaleza (Unifor - Aberto de 8h às 17h), onde os ciclistas poderão pedalar à vontade. A pista de corrida estará aberta ao público. Além disso, pode-se conferir a programação cultural oferecida no local, que está disponível no site www.unifor.br.

Visitação à 10ª Região Militar
Outro equipamento cultural que estará em funcionamento aos domingos no Centro da Cidade será a 10ª Região Militar, onde os ciclistas poderão realizar visita com guias especializados no período de 9h às 12h, com entrada pela avenida Alberto Nepomuceno S/N (em frente ao Mercado Central). Os ciclistas poderão estacionar as bicicletas em espaço reservado no interior da fortificação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA