Alunos do SENAI Ceará têm desempenho entre os níveis adequado e avançado em avaliação nacional da instituição

Os alunos do SENAI Ceará obtiveram desempenho médio de 54,4% para os níveis adequado e avançado no resultado Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP). O levantamento foi feito pela primeira vez em 40 cursos oferecidos pela instituição em todo o pais.

O resultado do Ceará, com a participação de 398 alunos na avaliação, demonstra boas oportunidades de crescimento no nível avançado. A avaliação mede a proficiência dos alunos e ajuda a aprimorar a educação profissional.

Um total de 14 cursos técnicos em seis unidades de ensino do SENAI Ceará foram avaliados pela metodologia TRI, obtendo como média geral de pontuação o total de 511 pontos, o que os coloca no nível “Adequado”.

Na avaliação por cursos, o curso de logística é o destaque obtendo 24,4% no nível avançado e 64,4% no nível adequado, o que demostra o potencial de crescimento do desempenho desses alunos avaliados. No nível adequado, os cursos técnicos em Meio Ambiente, Mecatrônica, Eletrotécnica e em Segurança do Trabalho com índices entre 70 e 81% do nível adequado.

Estar no nível adequado significa que o aluno é capaz de realizar atividades relacionadas às capacidades básicas, técnicas e de gestão relacionadas ao perfil profissional para o curso. Isso quer dizer que ele apresenta um bom nível de proficiência para desempenhar suas atribuições como profissional da indústria.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Priscilla Carneiro, a instituição acredita que deva constantemente melhorar os seus resultados e essa avaliação do Departamento Nacional é um termômetro para verificar se as estratégias estão no rumo certo. " Acreditamos que estamos no caminho certo. Dessa forma, a instituição confirma o seu empenho em estabelecer e aplicar as melhores práticas para alcançar a formação profissional de acordo com os perfis e desenhos curriculares, e a efetividade da oferta educacional", analisa.

Saiba mais

Com foco em competências, a avaliação propõe investigar o grau de desenvolvimento de capacidades básicas, técnicas e de gestão, bem como verificar o alcance das competências necessárias ao desempenho de cada ocupação. Para isso, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – metodologia que também atende o Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.

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PRINCIPAIS RESULTADOS – Conforme a pontuação do aluno na prova, o resultado corresponde a um dos quatro níveis:

​​Abaixo do básico = entre 0 e 349 pontos;

​​Básico = entre 350 e 449;

​​Adequado = entre 450 e 649;

​​Avançado = entre 650 e 1000.

Busca por melhorias dos resultados

O SENAI Ceará, juntamente com a Unidade de Educação e as Unidades de Ensino, está empenhado em padronizar as melhores práticas, realizar investimentos em qualificação do corpo docente e  reforçar a infraestrutura  como ações para ampliar esses resultados.

Para atingir esse objetivo, estão previstos mais eventos práticos pelos quais os alunos possam demonstrar seus potenciais como os Projetos Integradores e  Olimpíadas do Conhecimento. A ideia é engajá-los nos processos de Educação Profissional.

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