Sindquímica, AEDI e IFCE assinam acordo de cooperação

Mais um passo importante no processo de aproximação setor acadêmico-empresa rumo à Inovação. O Sindquímica e a Associação Empresarial de Indústrias (AEDI) assinaram nesta quarta-feira, 23/03, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) para que empresários do setor químico estimulem a inovação em várias frentes, que vão desde o incentivo à produção de trabalhos acadêmicos aplicáveis às necessidades da indústria, até a solução de desafios tecnológicos que envolvam pesquisa e desenvolvimento. A assinatura ocorreu durante reunião mensal do sindicato, na sede da FIEC em Fortaleza.

Na pratica, por exemplo, eles vão permitir que os trabalhos de conclusão de cursos da unidade do IFCE, em Maracanaú, sejam feitos nas empresas associadas ao sindicato. Em abril, os empresários do setor químico vão conhecer os laboratórios do IFCE Maracanaú para começar essa troca de experiências.

Durante a assinatura do convênio, estiveram presentes professores de vários cursos do IFCE de Maracanaú. A unidade possui 36 laboratórios novos e equipados que podem estar à disposição do setor industrial. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) demonstrou interesse em fazer a adesão.

O convênio foi assinado entre o presidente do Sindquímica, Marcos Soarees, presidente da AEDI, Adriano Borges, e o diretor-geral do Campus Maracanaú do IFCE, Júlio César da Costa Silva. A articulação para assinatura foi feita pelo Núcleo de Economia e Estratégia do Sistema FIEC.

Marcos Soares disse que a atual gestão da FIEC, tendo à frente o presidente Beto Studart, tem reforçado ações de aproximação dos empresários com as universidades. "Temos trabalhado o tripé de parceria indústria, academia e governo em prol do estímulo à inovação. O IFCE é um dos nossos parceiros", complementa.

Júlio César Costa Silva destacou que o IFCE tem todo o interesse em chegar perto do mundo intelectual com o o seu capital intelectual. "O termo de adesão abrange além da área química os ramos de mecânica e energia. Será uma troca de experiência simplificada. Recebemos e identificamos a demanda empresarial e fazemos um plano de trabalho para execução de atividades conjuntas. Com isso, podemos sair dos laboratórios e dar uma resposta do que fazemos nas nossas pesquisas prestando serviço à sociedade e aos empresários", explica.

Reunião mensal Sindquímica

Além de apresentar um balanço de atividades do mês, o coordenador da unidade de Fomento do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Fernando Aragão, foi convidado para apresentar linhas de apoio ao crédito do BNDES e como será a operacionalização do Cartão FNE/ Banco do Nordeste, lançando recentemente em solenidade na FIEC. O cartão facilita a vida do empresário, diminuindo a burocracia e o acesso aos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). Ainda durante a reunião mensal do sindicato, o IFCE divulgou o Polo de Inovação que possui laboratórios credenciados pela Embrapii. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA