FIEC assina acordo de cooperação com SEMA durante Festa Anual das Árvores

A manhã deste domingo, dia 20 de março, foi animada para os fortalezenses que passaram pelo Parque do Cocó. Além do movimento tradicional de todos os domingos, por conta da ciclofaixa de lazes, o local recebeu a abertura da Festa Anual das Árvores, com uma programação diversa para toda a família, com teatro de fantoches, distribuição de mudas de plantas e show de música. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e a Secretaria do Meio Ambiente  do Governo do Estado do Ceará. 

A importância da participação da FIEC no evento, bem como a parceria no desenvolvimento de ações sobre a temática, foi exaltada pelo governador Camilo Santana: “Hoje estamos comemorando a festa anual das árvores e o Governo aproveita para entregar algumas melhorias que foram feitas no parque, como acessibilidade, novas trilhas, equipamentos para receber nossos visitantes, iluminação. A FIEC e a Fecomércio são parceiros importantes, entidades que representam a sociedade cearense e que têm um olhar muito claro sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Quero agradecer a parceria de todas as instituições. Esse tem sido a lógica do governo, buscar parceiros, porque ninguém faz nada sozinho. Hoje assinamos iniciativas importantes de parceria, insituições que representam o setor produtivo do Ceará e é assim vamos pode ampliar nossas ações”, afirmou.

Na oportunidade, foi lançado o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento, parte do Programa Ceará Mais Verde, e assinada a mensagem de encaminhamento da Lei Estadual de Incentivo às Espécies Vegetais Nativas, além do retorno da atividade de navegação do rio Cocó. 

“A FIEC está fazendo a sua parte pela responsabilidade social, desenvolvendo esse trabalho, em iniciativa com o governo, de reflorestamento. Na verdade, nós estamos querendo desenvolver várias ações ambientais, o reflorestamento é apenas um tópico. É muito importante porque estamos falando de recobertura vegetal, preservação de nascentes de recursos hídricos, e vamos mostrar que a indústria que ela não é apenas uma utilizadora dos recursos naturais, mas que a indústria também está preocupada e trabalha para que essa utilização seja sustentável”, explicou o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, presente ao evento. Segundo ele, um terço da matriz energética do Ceará provém da queima de biomassa oriunda da caatinga, um motivo a mais para que o recurso natural seja utilizado de forma sustentável, através do manejo e recomposição florestal. Para o diretor da FIEC, o industrial quer fazer a sua parte, mas muitas vezes não sabe como e nem através de que meios. “Daí a importância de a Federação auxiliar nesse processo de  informação dos empresários”, disse.

O Secretário do Meio Ambiente Artur Bruno informou que a meta do governo é plantar 80 mil árvores em todo o Ceará. “Nós estamos lançando, este ano, o projeto sólido de florestamento, reflorestamento e educação ambiental. A nossa meta é plantar no mínimo 80 mil árvores, em todo o Ceará. Para isso, nós articulamos 15 entidades governamentais, dos mais diversos setores, e consideramos fundamental a participação da iniciativa privada. A FIEC é decisiva nessa parceria. Vamos também construir viveiros e sobretudo faremos um trabalho de educação ambiental. Nós precisamos mudar a cultura, o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente e à necessidade de proteger a fauna a e flora”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA