Grandes times de futebol do mundo inspiram estudo em gestão de empresas

Um auditório lotado, com cerca de 300 participantes, acompanhou as dicas de como empresas podem utilizar as estratégias de grandes times de futebol para atingir a excelência em gestão. Foi para esse público que o consultor Marcus Braun ministrou a palestra “A bola não entra por acaso – o que aprender com os melhores clubes do mundo”, realizada no dia 17/03, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). De acordo com a organização, foram mais de 900 inscritos para a palestra, gratuita, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE).

“Esta é a segunda vez que realizamos essa palestra com o consultor empresarial, professor de MBA, coach e conferencista nacional Marcus Braun. Neste momento de crise que o país atravessa e de grandes desafios, o IEL/CE acredita que, realizando cursos, MBAs e eventos como este, temos a possibilidade de discutir e contribuir para o desenvolvimento empresarial, a fim de elevar a competitividade do mercado”, avaliou a gerente de Educação e Carreiras do IEL/CE, Aurinele Freire Castelo Branco, durante a abertura do evento.

 

ESTUDO

O objetivo da palestra foi o de traduzir, em modelo de boa gestão financeira e de pessoas, a experiência dos dez clubes mais ricos do mundo para serem aplicados em empresas brasileiras. “Nenhum time de futebol se torna milionário por acaso. A eficiência na gestão do clube é grande, principalmente porque há pessoas que pagam € 1.500 para ver um jogo. Há um status por trás disso e também um trabalho bem feito de networking, onde os torcedores (os clientes), se tornam fãs”, avaliou Braun.

No programa da palestra, o consultor abordou estratégias para vender, lucrar e prosperar; os segredos da excelência em gestão inspirados no mundo do futebol; como transformar clientes em fãs e a levar uma equipe de trabalho aos resultados e conquistas.

Em 2015, o consultor estudou, na Europa, o modelo de gestão dos dez clubes mais valiosos do mundo: Real Madrid (Espanha), Manchester United (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), FC Barcelona (Espanha), Paris Saint-German (França), Manchester City, Chelsea, Arsenal, Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália). Com base nessa avaliação, inédita no Brasil, Braun fez uma interessante analogia sobre ações práticas para a gestão de empresas brasileiras utilizando estratégias inovadoras, inspiradas no mundo do futebol.

Foram seis meses de preparação da pesquisa qualitativa, além de 25 dias de estudos in loco, viajando para nove cidades europeias, em seis países. O estudo foi também fundamentado em relatório da consultoria Deloitte – temporada 2013/2014.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA