Cofin realiza palestra sobre e-Financeira

A nova obrigação acessória chamada e-Financeira foi tema de curso oferecido pelo Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizado no dia 14/03, na Casa da Indústria.

O presidente do COFIN. Aluísio Ramalho Filho, abriu a palestra destacando a importância de se preparar para a nova obrigação. O professor Marcos Lima, da Fortes Contabilidade, forneceu informações sobre novas formas de fiscalização, cruzamento do e-Social com e-Financeira e os impactos nos estoques das empresas, dentre outros assuntos. “A e-Financeira oficializa procedimentos que não eram oficializados”.

A e-Financeira, destinada para empresas do setor financeiro, consórcios, seguradoras e entidades de previdência complementar, é obrigatória para fatos geradores ocorridos a partir de 1º de dezembro de 2015. Excepcionalmente para os fatos geradores ocorridos entre 1º e 31 de dezembro de 2015, a e-Financeira será entregue até 31 de maio de 2016.

Os bancos precisarão informar à Receita Federal operações financeiras dos usuários de seus serviços, como o saldo, no último dia útil do ano, de qualquer conta de depósito, inclusive de poupança; rendimentos brutos, acumulados anualmente, mês a mês, por aplicações financeiras; aquisições de moeda estrangeira; entre outros.

Clique aqui e faça o download da apresentação feita pelo professor Marcos Lima.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA