Programa de Conservação do Tatu-bola é lançado na FIEC

A Associação Caatinga lançou nesta quarta-feira, 02/03, na Casa da Indústria, o Programa de Conservação do Tatu-bola, com a presença de diretores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), presidentes de sindicatos filiados e empresários.

O programa, que tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, viabiliza a identificação de áreas de ocorrência do animal com potencial para a criação de Unidades de Conservação e criação de Unidades de Conservação em áreas prioritárias que favoreçam a permanência do tatu-bola nas florestas nativas.

A expectativa é que os esforços somados às ações de sensibilização das comunidades próximas e mobilização da sociedade através de ações de comunicação contribuam para a redução da taxa de perda do habitat do Tatu-bola, em outras palavras, que ajudem a preservar a Caatinga.

O ex-presidente da FIEC e membro do conselho da associação, Roberto Macêdo, lembrou que a Caatinga não é reconhecido como bioma, assim como o Cerrado. O diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, destacou a associação como sendo uma ong ambiental com DNA ambiental. “Isso mostra que a convivência harmônica é possível. Uma indústria moderna sabe que meio ambiente é parceiro”, disse.

O mascote foi escolhido como mascote da Copa do Mundo da Fifa 2014, a partir de campanha desenvolvida pela Associação Caatinga, lembrou o coordenador-geral da associação, Rodrigo Castro. Apesar disso, a Fifa não investiu financeiramente no mascote nem no bioma.

O secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, anunciou que será lançado em 20 de março um programa de florestamento e reflorestamento e educação ambiental. Nesse sentido, disse que a agenda do governo coincide com a da associação e propôs parceria. 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA