Cointec recebe Rede de Núcleos de Inovação e Tecnologia do Ceará para discutir novas pesquisas e produtos

"A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), dá mais um importante passo no processo de aproximação entre universidade e empresa em prol da inovação". A afirmação é do presidente do Cointec, Sampaio Filho, sobre  o encontro realizado pelo Cointec, com o apoio da área de Cooperação Industrial do Núcleo de Economia da FIEC e a parceria da RedeNit-CE, na noite do dia 2/2, na FIEC.

O objetivo do evento foi apresentar aos empresários, os produtos e pesquisas que têm sido desenvolvidos pelos NITs das instituições de pesquisa cearenses. Ao todo, dez Núcleos participaram da rodada de apresentações. “Através do Cointec, promovemos várias ações em prol da inovação, e o evento representou um significativo avanço na aproximação entre universidade e empresariado. A cooperação entre esses dois universos será a ponte para atingirmos o objetivo da inovação e, consequentemente, promovermos o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, declarou o presidente do Cointec.

Ao imaginar o local de trabalho de um pesquisador, é fácil pensar em um laboratório ou sala de aula de uma instituição de ensino. Mas o que muita gente não sabe é que grandes empresas, especialmente indústrias, podem ser o melhor lugar para um pesquisador trabalhar. "Felizmente, o Brasil está mudando essa cultura em que os pesquisadores ficam afastados das empresas. A aproximação entre esses dois universos só traz ganhos para a sociedade", afirmou o professor Vladimir Spinelli, coordenador da Rede de Núcleos de Inovação e Tecnologia do Ceará - RedeNitCE.

André Siqueira, presidente do Sindialimentos, em sua fala de abertura, pontuou: "Estamos muito satisfeitos com este momento. É muito importante para a FIEC saber o que acontece dentro das universidades, pois lá podem estar sendo desenvolvidas as soluções para muitos dos nossos problemas". O pesquisador Thiago Ayres frisou que iniciativas nas mais diversas áreas estão sendo pesquisadas pelos NITs e que RedeNit está pronta para receber as demandas dos empresários e encaminhar para o núcleo com maior expertise para solucioná-las: "As teconoligias existem no nosso estado. Se elas não estão no mercado é porque falta um braço industrial. Precisamos aprender com vocês e melhorar essa troca".

O professor Vladimir Spinelli afirmou ainda que a aproximação entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e o empresariado é um desejo antigo, que agora se concretiza: "Eu fico muito emocionado, pois acredito que as instituições, especialmente as públicas, não são do governo, são da sociedade, e não adianta os estudos serem desenvolvidos se os produtos resultantes deles não chegarem ao mercado e às pessoas. Temos, portanto, o desafio de unir quem está criando, com quem tem condições de colocar nas prateleiras. Isso sim será um ganho".

Todas as linhas de pesquisa e produtos apresentados no evento podem ser disponibilizados pelo Núcleo de Economia e Estratégia para os membros da FIEC. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail fóruns@sfiec.org.br ou pelo telefone 3421.4220.

Os interessados em contatar a RedeNit podem escrever para comunicacao@redenitce.com.br.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA