Empresários conhecem Polo de Inovação credenciado Embrapii e laboratórios industriais do IFCE

Empresários e lideranças industriais conheceram nesta quinta-feira, 28/01, os laboratórios do Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará – IFCE, no Campus Fortaleza, credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII. O Polo futuramente funcionará no campus do bairro Aldeota. Eles foram recebidos pela diretora geral do Polo, Cristiane Borges, e pelo diretor de prospecção, André Araújo, que apresentaram a Embrapii, quais os projetos de PD&I financiáveis por ela, as unidades e pólos credenciados pelo país e as competências. Os empresários ficaram surpresos e interessados. A visita possibilitou a prospecção de projetos e soluções para as indústrias. A FIEC poderá atuar como articuladora junto às indústrias assim como os sindicatos para saber quais são as demandas do setor produtivo que possam encontrar soluções nessa estrutura. A articulação da ida ao IFCE é da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria da FIEC.

O Polo está em processo de implantação pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e atuará na área de “Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital” e possibilitará a articulação com os setores industriais, com os programas de pós-graduação do IFCE e de outras instituições, bem como uma maior integração com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A área de atuação pode desenvolver, por exemplo, sistema de controle móvel da produção da fábrica ou automação industrial. Mais informações no seguinte link: http://embrapii.org.br/.

Os empresários conheceram também os laboratórios industriais de ensaios mecânicos, da construção civil, químico, fotônica e de tecnologia da informação para os setores de telecomunicações e energia elétrica. O IFCE desenvolve, por exemplo, placas solares inteligentes, sistemas inteligentes e banco de dados e sistemas inteligentes na área de energia, além de sensores ópticos e de comunicações e faz ensaios para testar qualidade de alimentos como sorvetes e fabricação de pó energético do extrato de frutas.

O IFCE está inserido num contexto de ações de inovação, integração com a indústria, com diversos núcleos de excelência em pesquisa, pós-graduação e inovação, nacionais e internacionais. Atualmente, diversos projetos inovadores já têm sido desenvolvidos nos laboratórios do IFCE, nas áreas de  Inovação Tecnológica; Fotônica; Processamento Digital de Sinais; Desenvolvimento de Software; Sistema de Controle e Medição de Energia; Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação; e Núcleo Avançado em Engenharia de Software Distribuído e Sistemas Hipermídias.

O presidente do Sindialimentos Ceará, André Siqueira, diz que a visita foi agendada para que os empresários enxergassem os projetos desenvolvidos nos laboratórios antes de requisitar a visita dos técnicos às empresas. "É uma oportunidade de termos bem perto recursos e estrutura laboratorial para inovar e fazer diferente. Temos que partir na frente e difundir nas empresas e nos associados", enfatizou.

De acordo com a diretora geral do Polo de Inovação de Fortaleza no IFCE, Cristiane Borges, a visita dos empresários ao IFCE estreita ainda mais a relação academia e setor produtivo. " Quanto mais a gente puder estreitar a parceria com os empresários localmente melhor, mesmo o polo sendo referência nacional".

Também participaram da visita ao IFCE os presidentes do Sindialimentos, André Siqueira, do Sindsorvetes, Flávio Oliveira, do Sindpan, Lauro Martins,  do Sindinergia, Elias do Carmo, e do Sindiembalagens, Roberto Ramos, do Sindserrarias, Agostinho Alcântara, do Sindmest, Pedro Alfredo, e do Sindcerâmica, Marcelo Tavares, diretor de inovação do Simec, Fernando Castro Alves, diretor de inovação Sindquimica, Alexandre Mora, e Frederico Hosanan, representante do Sindlacticinios.

 

A Comissão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria, criada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, Beto Studart,  é liderada pelos empresários, André Siqueira, Sampaio Filho (presidente do Conselho e Inovação e Tecnologia - COINTEC da FIEC e Simec) e Marcos Soares (presidente do Sindquímica), que também estiveram conhecendo os laboratórios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA