Abertura da Semana Pedagógica reúne mais de 400 gestores e equipes do SENAI

"Permita-se". Ao som da banda Jotaquest, com esse mote motivacional, o SENAI Ceará começou oficialmente o ano letivo de 2016 durante a abertura da Semana Pedagógica, ​ontem (25/10​)​, no Imperium Buffet, em Fortaleza​/CE​. Mais de 400 colaboradores,  entre profissionais da área da Educação e ​g​estores das unidades de ensino do SENAI no Estado, participaram do encontro.  A campanha " Permita-se" é uma forma de engajar os colaboradores a viver e a sentirem melhor as mudanças que virão na instituição. Na ocasião, foram empossados oito novos analistas que vão reforçar os quadros da nova estrutura organizacional da Unidade de Educação do SENAI Ceará e anunciado que a instituição​,​ juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará​ (SDE),​ farão um diagnóstico, por amostragem, sobre as reais necessidades de treinamento ou capacitação da população frente à essas novas exigências do mercado de trabalho.

Participaram da abertura da Semana Pedagógica a superintendente geral do Sistema FIEC, Fátima Santana​;​ o superintendente do SESI Ceará, César Ribeiro, além de diretores e gestores da presidência da FIEC e da Gerência Executiva de Negócios e Marketing.

Em seu discurso, também representando o presidente da FIEC, Beto Studart,  o diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, trouxe uma reflexão aos colaboradores sobre as dificuldades que o país e o nosso estado enfrentam em relação ao processo de inovação industrial e à capacitação tecnológica da população​, com dados para auxiliar a todos na solução desses problemas​, revelando indicadores preocupantes de analfabetismo funcional.

"Essa é a preocupação do nosso presidente Beto Studart que ao comentar sobre a situação do país determinou que o SENAI Ceará fosse pioneiro na indicação de ações que venham contribuir com diminuição de nossa crise educacional e tecnológica", esclareceu.

Ele reforçou a importância da Semana Pedagógica para valorizar o professor a fim de chegarmos ao estágio adiantado de desenvolvimento científico e tecnológico de muitos países no mundo. "Gostaria de salientar que o papel do SENAI/CE nesse contexto é o de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, que venham a contribuir com a melhoria da competitividade da ​i​ndústria ​c​earense", enfatizou.

​O diretor regional do SENAI/CE também listou as capacitações e os serviços técnicos e tecnológicos que a instituição deve oferecer e como vai atender essas demandas com diversas ações, entre elas​:​ buscar parcerias para dar ênfase aos projetos e ações importantes​,​ como o Projetos Integradores; Mundo SENAI​ e​ Olimpíada do Conhecimento.Durante a apresentação dos gestores estratégicos para área de educação do SENAI Ceará, Paulo André Holanda lembr​ou​ o nome da colaboradora Mônica Machado, que tanto fez pela instituição no Ceará.

A gerente da Unidade de Educação ​do SENAI Ceará, Priscila Marques Carneiro, apresentou a nova estrutura organizacional da UNED, as novas células criadas, mostrando todo o organograma.​ ​"A mudança é boa. O ​que te causa sofrer é a resistência. Porém, quando se entende as novidades, há o entendimento, há a leveza", aconselhou Priscila Carneiro.

Na programação do primeiro dia, o SENAI trouxe como convidado o palestrante, consultor empresarial e psicólogo Waldez Ludwig, além de atrações artísticas culturais e musicais que surpreenderam a todos, como os jovens tenores. Com o auditório lotado e arracando muitas gargalhadas da platéia, ele proferiu a palestra "Navegando em Novos Mares - Rumo ao Futuro". " O desafio dos educadores do SENAI é trazer o adulto trabalhador para se qualificar na sala de aula e prepará-los para ter acesso ao conhecimento cognitivo", aconselhou. Ao final, o palestrante foi bastante assediado por conta dos ótimos ensinamentos que deixou.

Sobre a Semana Pedagógica
Tendo como tema central "Navegando em novos mares: rumo ao futuro", durante a Semana Pedagógica, serão abordados os novos cenários e as tendências da gestão das organizações, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. Até o próximo dia 29 de janeiro, serão realizadas oficinas nas unidades do SENAI Jacarecanga, Mucuripe, Parangaba, Maracanaú e Barra do Ceará. As oficinas terão temas específicos voltados para ética, comportamento e planejamento, com a participação de 320 instrutores horistas e mensalistas das unidades do SENAI na Região Metropolitana de Fortaleza e do interior.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA