Governo do Ceará atrai Mestrado Profissional do ITA

O Estado do Ceará dá um grande passo no sentido de fomentar o desenvolvimento com base nos novos paradigmas mundiais, que se fundamentam, predominantemente, no binômio conhecimento e inovação. Atualmente, e de forma cada vez mais intensa, a construção de economias industriais modernas depende cada vez menos de mão-de-obra barata e abundância de recursos naturais, e mais de capacitação tecnológica e de sistemas de inovação setoriais e nacionais.

O Ceará é o estado recordista em número de alunos que, anualmente, ingressam no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, uma das mais conceituadas instituições de ensino de engenharia do mundo. E o Governo do Estado quer aproveitar bem esse potencial, proporcionando aos cearenses a oportunidade de contribuir localmente para o desenvolvimento tecnológico do Ceará.

Com foco nessa estratégia, o governador Camilo Santana está atraindo para o estado o curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (MP-Safety), numa parceria que envolve também a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Esse curso se insere em uma visão mais ampla do Governo do Estado, de implementar polos irradiadores de ideias que transitam nas fronteiras do campo científico, e que poderão ser transformadas por empreendedores em inovações tecnológicas a serem apropriadas pelo setor produtivo e pela sociedade em geral, tornando, assim, a economia cearense mais competitiva e preparada para crescer de forma justa e sustentável.

Certamente, essa ação inovadora também traz a possibilidade de dotar o estado com novos eixos estratégicos de desenvolvimento, baseado no transporte aéreo, nas tecnologias de informação e nas energias renováveis, que, certamente, deverão mudar o perfil produtivo da economia estadual, com produtos de maior valor agregado e conteúdo tecnológico. Da mesma forma, tem o pioneirismo de atrair e fixar uma nova massa crítica de capital humano para o Estado, que deverá ser estimulada para articular com o setor produtivo e empresários locais, gerando externalidades positivas para toda a sociedade cearense.

Por essa razão, pode-se afirmar que a vinda do MP-Safety proporcionará ganho de eficiência para o setor produtivo do estado, melhorando a competitividade da economia cearense, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento econômico do estado e a melhoria de renda da população cearense.

Em particular, considerando a perspectiva de implantação do Hub da TAM e da ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza, com a formação de mão-de-obra mais qualificada nessa área, o Ceará poderá se inserir com mais ênfase nas redes de transporte aéreo mundial, ampliando os efeitos multiplicadores diretos e indiretos para o conjunto da economia.

As inscrições serão realizadas mediante o preenchimento de formulário específico até o dia 22 de janeiro. Para a realização dos exames de seleção foram disponibilizadas três datas: 13 de dezembro de 2015, 9 de janeiro de 2016 e 24 de janeiro de 2016. O local dos exames será o prédio da Secretaria do Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.

Poderão participar profissionais com curso completo de ensino superior que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação, almejando sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energia Renováveis, em nível de Mestrado Profissional.

O MP-Safety está dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017. A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017.

A terceira e última, incluindo desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado, está programada para o período de 13 de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2019. O curso terá como local o Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.

Acesse www.ita.br/posgrad/procseletivo e conheça o processo seletivo.

Inscrições: www.aer.ita.br/node/512

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA