Inovações do setor do plástico Ceará e de São Paulo são reconhecidas pelo I Prêmio Inoveplast de Inovação Aberta

Gabinete de fotosensor feito de plástico; formas de plástico para vigas e pilares a serem usadas na construção civil; tabuleiro de Libras feito de plástico. Essas três inovações e também tecnologias sociais foram agraciadas com os primeiros lugares, respectivamente, com a entrega do I Prêmio Inoveplast de Inovação Aberta. Os agraciados são do Ceará e de São Paulo. Houve uma menção honrosa pelo recorde de ideias inscritas. A entrega dos três primeiros lugares aconteceu durante a confraternização do Sindquímica Ceará, realizada nesta quinta-feira, 03/12, no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza.

Na oportunidade, como reconhecimento pela articulação para implantação do Polo Farmoquímico do Eusébio e no apoio ao projeto de implantação do Polo Industrial Químico de Guaiúba, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, recebeu o Troféu " Parceria Sindquimica" das mãos do diretor-administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do presidente do Sindquímica, Marcos Soares. Ela é a primeira mulher a receber a premiação.

O presidente do Sindquimica, Marcos Soares, abriu a solenidade pedindo que os convidados colaborassem na compra de latingas da Loja do Bem, que foram deixadas às mesas. Ele também lembrou a importância de realizar a confraternização no Museu da Indústria, para ele, um lugar excepcional, moderno e que traz a história da nossa indústria. E elogiou a iniciativa do Prêmio Inoveplast. "Isso é só o começo. O Sindicato possui vários segmentos. É um exemplo a ser seguido", incentivou.

O diretor setorial de plástico do Sindquímica Alexandre Mota, falou sobre a importância da premiação e dos rigorosos critérios de seleção. " Das 49 ideias, fizemos dois filtros, para chegar aos três premiados e à menção honrosa. Os jurados levaram em consideração metodologia com quesitos de pesos diferentes. Eles são pessoas da academia, setor industrial e da Secitece. O prêmio foi conduzido com profissionalismo", enfatizou.

Logo após, houve a premiação. O cearense Marcos Paulo de Sousa tirou o 1º lugar, recebendo R$ 10 mil, por ter pensado na ideia de criar um gabinete de fotosensor feito de plástico, tornando o aparelho mais leve, barato, flexível e mais correto ao meio ambiente. O seu protótipo está pronto. A inovação merecedora do 2º lugar foram formas de plástico para vigas e pilares a serem usadas na construção civil. O criador, o cearense Marcelo Magalhães, recebeu R$ 5 mil pela ideia. A ideia inovadora que levou o 3º lugar é de São Paulo. O tabuleiro de libras e braile feito em plástico e que atende às necessidades especiais de crianças cegas, surdas e mudas. A tecnologia social foi desenvolvida no SENAI de São Bernardo do Campo, em São Paulo, por Nelson Júnior. O protótipo da ideia já está pronto. Como honra ao mérito do Prêmio Inoveplast, Diego Cruz recebeu uma placa por ter participado da premiação com o recorde de 11 propostas e ideias.

Ao final, a secretária Nicolle Barbosa foi homenageada como a primeira mulher a receber o Troféu " Parceria Sindquímica". Ela foi agraciada pela sua capacidade empreendedora, sensibilidade política e visão social como agente público à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "A Indústria Química é base da cadeira produtiva do setor no estado. É preciso ressaltar sua importância. Os ramos químico e farmoquímico são essenciais para o estado. Estamos articulando a implantação do Polo Farmoquimico do Eusébio, com a Fiocruz e empresas parceiras, e dando apoio à implantação do Polo Industrial Químico de Guaiúba. O governador Camilo Santana e eu estamos acompanhando de perto essas futuras instalações. Essa homenagem é legítima a esse trabalho de estreitar o laço entre o Governo e o setor privado", ressaltou.

Solidariedade natalina

Durante a confraternização, o Sindquímica fez a entrega tradicional de presentes que simbolizam o ato de doação para crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, do Lar São Miguel Arcanjo. As doações de brinquedos foram feitas por Paulo Gurgel (Cigel Industrial); Conceição Gomes (Nufarm) ; Aldo Fernandes Chaves (Isofarma); Luiz Fernando Pessoa (Fiocruz); Célia Coelho (Lubnor- Petrobrás); e colaboradores do Sindquímica e Sindpneus.

Sobre o Troféu


O Troféu " Parceria Sindquímica" é destinado a homenagear personalidades e instituições públicas e privadas que tiveram estreita relação pessoal ou institucional com o sindicato. Nos seus 10 anos de criação, o Troféu " Parceria Sindquimica" já agraciou Eduardo Matoso; Alci Porto; Roberto Macêdo; Lúcio Gurgel (Sebrae); Francisco das Chagas Magalhães; Eduardo Diogo; Eduardo Bezerrra (Centro Internacional de Negócios); Ricardo (diretor-administrativo da FIEC); Carlos Matos (hoje deputado estadual); Ricardo Sabadia (IEL/CE).

Sobre o Prêmio Inoveplast

O Prêmio Inoveplast é uma iniciativa de Inovação Aberta da Rede InovePlast, na forma de um desafio de ideias, para os mais diversos segmentos da sociedade. O objetivo é reunir, reconhecer e premiar as melhores ideias, que possam resultar na inovação de produtos, processos e modelos de negócios para o setor industrial do plástico.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA