Ciclofaixa de lazer realiza a 60ª edição neste domingo com visitação ao Museu da Indústria e Unifor

A Ciclofaixa de Lazer chega à sua 60ª edição neste domingo (29/11) e terá o mesmo percurso do último domingo, fazendo a ligação do início da ciclovia da Avenida Washington Soares ao Passeio Público, passando pelo Parque do Cocó, em um percurso de cerca de 10 km a ser realizado de 7 às 13 horas. Além de pedalar, os ciclistas poderão ter acesso a serviços nos pontos de apoio e também conferir opções de programação cultural ao longo do caminho, com visitação ao Museu da Indústria e Unifor.

Nesta edição, a rota sairá da Avenida Sebastião Abreu, seguindo pela Avenida Padre Antônio Tomás, chegando ao Anfiteatro do Parque do Cocó, indo pela Rua Valdetário Mota, Avenida Santos Dumont, Avenida dos Jangadeiros, Avenida Júlio Abreu, Avenida Dom Luís, Avenida Virgílio Távora, Rua Júlio Ibiapina, Avenida Abolição, Avenida Desembargador Moreira, retornando à Avenida Beira Mar, em seguida para a Avenida Rui Barbosa, Avenida Historiador Raimundo Girão, Rua Ildefonso Albano, novamente à Avenida Beira Mar, Avenida Almirante Barroso, Rua Pessoa Anta, Avenida Alberto Nepomuceno e Rua Dr. João Moreira, chegando ao Passeio Público.

O ponto de apoio do Passeio Público receberá a ação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de distribuição de mudas de plantas nativas e ornamentais, como Ipê, Mungubeira e Pau Branco e  também aluguel de bicicletas. Já no ponto de apoio do Parque do Cocó, será disponibilizado o serviço de aluguel de bicicletas e o cadastro do Bilhete Único por colaboradores do Sindiônibus, bastando apresentar CPF, RG e comprovante de endereço atualizado.

Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte, atuando em parceria com o Detran-CE, PRE-CE, Etufor e Via Livre. Equipes do Samu e Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos pontos de apoio no Passeio Público e Parque do Cocó. A Ciclofaixa de Lazer é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

Visitação ao Museu da Indústria
Um dos equipamentos culturais em funcionamento aos domingos no Centro, o Museu da Indústria, localizado na Rua Dr. João Moreira, nº 143 (esquina com a R. Floriano Peixoto), dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer, é uma opção de programação para os ciclistas. Disponível para visitas de 9h às 13h, o Museu está desenvolvendo a campanha “Cultura e bem-estar pedalam juntos” e disponibiliza espaço para receber e guardar as bicicletas dos visitantes. O Museu da Indústria valoriza e preserva as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense.

Unifor oferece atividades aos domingos
Num percurso de cerca de 1Km, por meio da ciclovia da Avenida Washington Soares, é possível chegar ao campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde os ciclistas poderão pedalar à vontade e a pista de corrida também estará aberta ao público. Além disso, pode-se conferir a programação cultural oferecida no Espaço Cultural Airton Queiroz, aberto de 08 às 17 horas. Mais sobre a programação aqui: www.unifor.br.

Adriana Varejão – Pele do tempo
Reúne 32 obras de Adriana Varejão e quatro obras de artistas que a influenciaram, abrangendo 23 anos de trabalho. A obra mais antiga data de 1992, enquanto a mais recente é de 2014.

XVIII Unifor Plástica
Conta com a participação de 21 artistas cearenses de várias gerações e apresenta obras em tipos variados de linguagem, tais como fotografia, desenho, escultura, vídeo, grafite e outros.

Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural
A Prefeitura de Fortaleza abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. Exemplos de boas ideias nesse sentido são a parceria com a UNIFOR, Movimento Outubro Rosa Ceará e o Museu da Indústria (FIEC). As propostas devem ser enviadas para o e-mail gestaocicloviaria@gmail.com.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA