SENAI Ceará oferece curso EaD/Assistente Administrativo para atendimento do Programa de Aprendizagem Industrial dos Correios

O SENAI Ceará iniciou, no dia 23/11, o Programa de Aprendizagem Industrial na modalidade a distância (EaD). O programa faz parte de uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, com desenvolvimento de uma solução de educação a distância para atendimento aos Correios no seu programa de Aprendizagem Industrial. Estão inseridos nesse projeto piloto os regionais do SENAI de Amazonas, Ceará, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Tendo em vista a base legal favorável aos programas de aprendizagem industrial por meio da educação a distância, a demanda explícita da Diretoria Nacional dos Correios e a expertise do SENAI na educação a distância se iniciou, ainda em 2014, com uma série de atividades visando à realização desse atendimento com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O programa tem como objetivo capacitar jovens aprendizes para aprender os aspectos técnicos e profissionais do cargo de assistente administrativo. Além disso, é objetivo do programa inserir esses jovens no mercado de trabalho, preparando-os para a vida profissional. Para tanto, serão desenvolvidas competências e capacidades que habilitarão o jovem aprendiz para executar atividades de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, seguindo legislação, normas internas e procedimentos técnicos, de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente e é composto de Fase Escolar e Fase Empresa, concomitante desde o início do curso – 400 horas em cada fase, totalizando 800 horas que serão realizadas em contrato de 1 ano.

O curso será ministrado por meio da educação a distância, onde são estabelecidos recursos e procedimentos metodológicos peculiares, pelos quais os atores têm a possibilidade de explorar de maneira criativa, conjunta e sinérgica as tecnologias, assim como os materiais e os recursos disponíveis para a realização do aprendizado e construção do conhecimento através de Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como com a mediação dos docentes nos momentos presenciais nas Unidades dos Correios.

O SENAI Ceará atende 41 aprendizes em 31 Municípios, com a gestão do projeto realizada pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Unidade de Educação (UNED) e com a operacionalização do curso pelas Unidades do SENAI de Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

Para esse atendimento o SENAI Ceará realizou, durante todo o ano de 2015, várias reuniões e capacitações com a equipe pedagógica das Unidades e com os orientadores das unidades dos Correios. Durante o desenvolvimento do programa os aprendizes são acompanhados por tutores, docentes, coordenadores pedagógicos e monitores.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA