Museu da Indústria recebe “Rodada Vale Cultura”

O Museu da Indústria recebeu hoje (19/11) o“Rodada Vale-Cultura”, programa do Ministério da Cultura (Minc) que visa promover o Programa de Cultura do Trabalhador, como parte da estratégia de divulgação para o fomento do programa. O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Governo do Estado do Ceará.

O programa foi apresentado pelo diretor de gestão de mecanismos de fomento da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Minc, Leonardo Hernandes. Na ocasião, ele mostrou como funciona o programa, destacando as vantagens tanto para as empresas como para os beneficiados. Leonardo ressalta que “o Vale Cultura aquece a economia do setor. Grande parte da cadeia produtiva se beneficia, promovendo, no Brasil, a ocupação dos espaços culturais”.

O Superintendente do SESI, César Ribeiro, ressaltou a importância de receber o evento. “Ficamos felizes em receber no Museu da Indústria a apresentação de um projeto tão importante. O Museu está atrelado a cultura e ao fomento dessa área no Estado”.

Os participantes foram instruídos sobre os procedimentos de adesão ao programa e motivados a incluírem esta pauta em suas demandas. Entre os benefícios promovidos pelo programa estão o desenvolvimento cultural, a qualificação profissional, mais acesso a produtos e eventos culturais. Além disso, o programa apresenta melhorias nos relacionamentos, com atrações e retenção de novos talentos.

Para o secretário de Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, o Vale Cultura é uma inovação nas políticas de fomento  cultural com efeito grandioso na formação de plateias. “É importante que as empresas cearenses sejam difusoras do programa”, destaca o gestor público.

As empresas operadoras do Vale, autorizadas pelo Minc para produzir, comercializar e operacionalizar os cartões,  estiveram disponíveis no local. O serviço é atualmente assumido por 17 empresas que atuam na área de benefícios pré-pagos para empregados, como ocorre com os de refeição e alimentação. A presença das operadoras completou a rodada, permitindo a articulação com as empresas, tanto as beneficiárias quanto as recebedoras, para negociar propostas de contratos.

Vale Cultura

Gerido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/Minc), o Vale-Cultura é concedido pelo empregador para os trabalhadores com vínculo empregatício formal, prioritariamente para os que recebem até cinco salários mínimos. O valor de R$ 50,00 mensais, que é cumulativo, pode ser consumido exclusivamente em produtos e serviços culturais, em todo o território nacional, inclusive pela internet, incluindo a cultura na cesta básica do brasileiro. Através do Vale é possível comprar ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circos, além de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais, ou pagar mensalidades de cursos artístico-culturais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA