Grupo de Danças Antigas da UECE apresenta espetáculo “A comédia de Robin e Mariana” no Museu da Indústria

O Grupo de Danças Antigas e o Grupo Doce de Flautas da UECE apresentaram neste sábado, 07/11, o espetáculo “A comédia de Robin e Mariana”, sob a direção teatral e adaptação do Prof. Oswald Barroso, no âmbito da programação do Viva o Centro Fortaleza.

O trabalho é uma releitura da obra do séc. XIII Le Jeu de Robin et de Marion de Adam de la Halle, fazendo uma aproximação desse tema medieval da peça para um contexto contemporâneo nordestino em que o diálogo se efetua entre um casal de camponeses e um fazendeiro.

O Grupo de Danças Antigas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolve, em parceria com o Grupo Doce de Flautas da UECE, a manutenção de um núcleo de dança antiga no Curso de Música como fonte de pesquisa da história, origem e evolução da coreografia, da música e da vestimenta dos períodos Medieval e Renascentista.

O trabalho é pioneiro no estado do Ceará e tem o objetivo de levar a arte da dança e da música antiga por toda a comunidade universitária, fazendo resgates dessa cultura europeia nas raízes culturais do povo brasileiro, oportunizando uma aproximação comparativa entre a dança antiga e a dança do folclore nordestino.

Os grupos são compostos de bolsistas do Programa de Iniciação Artística da Pro-Reitoria de Extensão da UECE (PROEX/UECE) sob as coordenações das professoras Elídia Veríssimo e Luciana Gifoni.

                  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA