Segunda Estação de Bombeamento da Transposição do Rio São Francisco deve receber água até dezembro

O secretário de infraestrutura hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, disse hoje, 06/11, durante visita da comitiva conduzida pelo presidente da FIEC, Beto Studart e diretor Carlos Prado, ao Projeto de Transposição do Rio São Francisco, que as obras da Estação de Bombeamento 2 estão prontas até dezembro deste ano. No total, com a abertura do terceiro turno de trabalho, 10 mil homens trabalham no projeto. A obra completa deve ficar pronta entre outubro de 2016 e março de 2017.

Uma comitiva de cerca de 70 empresários, parlamentares e representantes do setor público visitou trechos das obras da transposição das águas do São Francisco, em Pernambuco e no Ceará. A visita iniciou em Cabrobó, no estado pernambucano, com término em Jati, na região do Cariri, trecho pelo qual se inicia a transposição no Ceará.

A obra da transposição do Rio São Francisco começou os testes do Eixo Norte do projeto em agosto. A água partiu da captação, em Cabrobó, e já percorre nove quilômetros de canais até o reservatório de Tucutú, o primeiro do Eixo Norte. Os dois eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco têm 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 quilômetros no Eixo Leste. A obra está com um total de 76,7% de execução, segundo o Ministério da Integração Nacional. A conclusão da obra, atualmente, está prevista para 2017.

Participaram da comitiva o deputado federal Raimundo Gomes de Matos; presidente da Federação da Agricultura (FAEC), Flávio Saboya; diretor da FIEC, Carlos Prado; deputado federal Odorico Monteiro; presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto; diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Macedo; diretor técnico do Sebrae, Alcir Porto; presidente do Sindquímica, Marcos Soares; presidente do Sindialimentos, André Siqueira; presidente do SIMEC, Sampaio Filho; e o diretor financeiro do Sistema FIEC e presidente do Sindicarnaúba, Edgar Gadelha.

        

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA